Resiliência: aprenda como construir sua fortaleza interior

A resiliência é uma habilidade associada à capacidade de lidar com as dificuldades que a vida impõe.


Embora sejam inevitáveis, cada uma delas pode ser encarada de formas diferentes.


Às vezes, as pessoas fogem dos obstáculos, os quais podem surgir a qualquer momento, seja em questões financeiras, familiares ou na saúde.


Assim, alguns ficam perdidos e estagnados diante dessas dificuldades porque focam nelas somente com uma perspectiva pejorativa.


Entretanto, um bom posicionamento diante dessas circunstâncias pode ser construído, tendo a resiliência como principal ferramenta.


Desenvolver essa habilidade pode fazer você conseguir enfrentar desafios e problemas de uma forma muito mais leve, além de se beneficiar das dificuldades, aprendendo com elas.


Por isso, separamos neste artigo o que é fundamental você entender para construir essa fortaleza interior.


Fique conosco até o final!


O que é resiliência?


A palavra resiliência foi originada na física, seu significado se dá a capacidade de algumas matérias voltarem ao seu estado original mesmo depois de terem sido deformadas de algum modo.


Dessa forma, metaforicamente a psicologia adotou e ressignificou esse termo, associando a resiliência aos indivíduos que aprendem a lidar com os problemas com a mentalidade correta.


Neste caso, a pessoa não apenas se mantém no seu estado original semelhante às matérias, como também se torna melhor com as experiências obtidas diante dos obstáculos.


Assim, a resiliência oferece a capacidade de se realocar mentalmente para lidar com leveza e sabedoria diante das circunstâncias mais difíceis.


As características de pessoas resilientes


A resiliência é formada em diversas características e cinco delas se destacam, as quais você pode ver a seguir:


1) Identidade e propósito


A partir do autoconhecimento é possível as pessoas entenderem melhor quem são e para onde desejam ir.


Atualmente, quando a pergunta “quem você é?” surge em alguma conversa, a resposta quase que automática se relaciona ao papel que a pessoa exerce em seu trabalho ou algo do tipo, não é verdade?


No entanto, essa pergunta precisa ser respondida profundamente para saber quem você é de fato.


Conhecer a si mesmo passa desde seus gostos até pela forma que você se comporta diante das mais diversas situações.


Assim, sabendo qual é a sua identidade, você consegue mapear o seu interior enxergando melhor seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados.


Além disso, existe o propósito, o qual é o seu grande desejo, a estrada que você decide percorrer para um determinado objetivo.


Segundo o romancista Lewis Carroll “para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”


Assim, é importante a identidade e o propósito estarem estabelecidos para a formação da resiliência, porque ambos são os pilares das pessoas que contam com essa habilidade.


2) Fácil adaptação


Diante das mudanças proporcionadas pelas mazelas da vida, pessoas resilientes conseguem se sentir confortáveis em meio a elas, porque conseguem ser flexíveis o bastante para se adaptar às situações opostas às quais comumente vivem.


Com essa postura essas pessoas sofrem bem menos, pois não se vitimizam diante do ocorrido.


Elas entendem que as dificuldades servem como algo para elevá-las ao invés de destruí-las.


3) Perspectiva otimista


O otimismo é uma das principais características da resiliência, enxergar o lado bom das coisas é uma perspectiva fundamentada nos fortes valores internos que a pessoa possui.


Desse modo, ela mantém a esperança de tempos ou resultados melhores mesmo em meio às incertezas e negatividade impostos pela situação.


4) Se beneficiam das experiências negativas


Quando a pessoa tem resiliência, ela consegue não apenas suportar e superar as dificuldades, como também aprender com aquilo que viveu durante esses momentos.


Toda dificuldade carrega uma semente equivalente, assim as dores de hoje podem resultar nas alegrias de amanhã, ou seja, os problemas fazem parte da caminhada, porque eles podem estar preparando você para viver o seu propósito.


5) Autoestima elevada


Outra característica da resiliência aplicada na vida das pessoas é a autoestima elevada.


Quando somadas as características que mencionamos acima, é natural que a autoestima da pessoa se eleve, mesmo em situações nas quais a confiança normalmente desaparece.


Desse modo, a formação de uma autoimagem precisa da pessoa acontece, fazendo ela se enxergar da forma correta, maximizando suas qualidades e minimizando os defeitos.


Então, a pessoa consegue se posicionar adequadamente nas adversidades, tomando as atitudes e decisões necessárias.


Desenvolvendo a resiliência


Para desenvolver a resiliência é importante você entender que construir essa fortaleza interior não é algo fácil.


Ainda mais, devido a resiliência tratar de situações nas quais é difícil encontrar algo positivo em um primeiro momento.


Por isso, mesmo se esforçando para construir a resiliência, entenda que inicialmente é normal você sentir o golpe diante das dificuldades.


Contudo, após um curto período use ela para se desvencilhar dos sentimentos negativos, visto que é preciso treinar a sua mente com as características dessa habilidade.


Dessa forma, leia livros, aplique métodos ou busque a ajuda de outros para construir essa fortaleza interior.


A resiliência não é uma fórmula mágica que se aprende rapidamente, mas uma forma de lidar com os problemas que precisa ser construída com dedicação.


A resiliência para vencer a dependência


Quando se decide dar um tempo com o objetivo de vencer a dependência da bebida, por exemplo, é natural que o processo não seja nada fácil, porque lapsos e recaídas podem acontecer.


Por isso, construir uma fortaleza interior é fundamental para lidar com esse desafio, no qual dificuldades como a abstinência e sentimentos negativos precisam ser enfrentados.


A resiliência conta com as características necessárias que podem ajudar você a lidar com esses momentos que precisam ser superados.


Por fim, se você chegou até aqui, sabemos que quer dar um basta na dependência de cigarros ou bebidas.


Convidamos você a conhecer a nossa plataforma, ela vai te guiar em uma jornada temporária que vai te ajudar a construir essa fortaleza em seu interior para se livrar dos vícios e viver a sua melhor versão!


Se você quer saber mais como dar um tempo com o álcool. Click aqui!!


Se você quer saber mais como dar um tempo com o tabaco. Click aqui!!

89 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo