Quero parar de beber! O que fazer?

Atualizado: 25 de mai. de 2021

Você refletiu sobre o rumo da sua vida e as suas responsabilidades e chegou à decisão: “quero parar de beber!”, mas e agora?


Tomar a decisão de parar de beber é o primeiro passo nessa nova jornada de saúde, bem estar e redescoberta. Não, não é nada fácil, mas não desanime!


O problema com bebidas alcóolicas é algo seríssimo que resulta em 3 milhões de mortes por ano ao redor do mundo, isso sem contar os outros efeitos que as bebidas têm no organismo a longo prazo.


O uso nocivo do álcool pode levar a transtornos mentais e comportamentais, incapacidade e doenças crônicas como cânceres e cirroses.


Existem também os problemas econômicos, como consequência do gasto excessivo com a bebida ou ainda o prejuízo de desempenho no trabalho.


Além disso, podemos citar os efeitos sociais, como a desestabilização familiar, maior suscetibilidade à acidentes de trânsito, tendência à violência e também ao suicídio.


E não apenas os homens, mas as mulheres também podem sofrer com o álcool! Inclusive, estudos constataram que as mulheres têm uma maior vulnerabilidade fisiológica ao álcool.


Consequentemente, elas são mais propensas a desenvolverem os problemas citados, e outros como complicações no parto, e a se tornarem dependentes.


Independentemente da idade, gênero, classe social ou qualquer outro fator, beber não é bom para a sua saúde. Portanto, quanto antes você decidir parar, melhor será para o seu futuro e das pessoas ao seu redor!


Quero parar de beber! Mas e agora?

Primeiramente, parabéns por decidir tomar essa atitude!


Agora, você precisa fazer o possível para permanecer focado nessa nova trajetória e procurar identificar e se afastar de tudo aquilo que te leva a beber.


É preciso também tomar algumas atitudes positivas e procurar ajuda para que esse processo seja realmente eficaz e aconteça da melhor maneira possível.


É muito importante também conhecer os benefícios que parar de beber pode trazer para você e a sua família, para te manter motivado!


Os benefícios de parar de beber


Segundo um estudo feito pela Universidade de Sussex, parar de beber traz uma série de benefícios, e não apenas em relação à sua saúde e bem estar. Tais como:


  • Alívio dos sintomas de depressão e ansiedade;

  • Diminuição da probabilidade de desenvolvimento de sete tipos diferentes de câncer;

  • Redução do risco de desenvolvimento de diabetes;

  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares, principalmente de infartos e AVCs, com o controle da pressão arterial;

  • Redução dos níveis de gordura no fígado;

  • Fortalecimento do sistema imunológico;

  • Maior disposição;

  • Melhora da aparência e qualidade da pele;

  • Aumento da concentração;

  • Melhora na qualidade do sono;

  • Perda de peso;

  • Recuperação da sensibilidade, evitando a neuropatia.


E mesmo se a sua vontade for simplesmente ter um consumo mais consciente de álcool, parar de beber temporariamente e controlar a ingestão futura também pode usufruir desses e outros benefícios!


Como parar de beber?

O primeiro passo para parar de beber é justamente tomar essa importante decisão. Sim, dizer para si mesmo “eu quero parar de beber”, é o que vai fazer toda a diferença nessa nova jornada.


O segundo passo, é na verdade algo constante: permanecer firme nos seus objetivos. Uma excelente forma de se fazer isso é anotando todas as razões que te levaram à essa decisão e ter elas sempre de fácil acesso sempre que você precisar de um lembrete ou um encorajamento.


Outro ponto que irá ser de grande ajuda é saber quais são os “gatilhos” que te levam à bebida. É um sentimento de tristeza? Algum problema familiar ou no trabalho? Identifique quais são e pense em maneiras de evitá-los ou resolvê-los de forma saudável!


E agora em relação à prática...

Não espere para começar, e também não fique pensando que essa ou aquela será “a última”, o ideal é simplesmente começar!


Claro, que dependendo do seu caso, fazer o desmame pode ajudar, mas não fique enrolando para criar suas metas e colocá-las em prática.


E não adianta falar “eu quero parar de beber” e continuar rodeado de bebidas e frequentando lugares onde terá fácil acesso a elas. Jogue fora todas as garrafas que tiver em casa e pare de frequentar bares, por exemplo.


Além disso, também é interessante conversar com seus amigos e familiares, para ao invés de deixar de ter momentos de socialização, vocês mudarem os planos para outros que não envolvam bebidas alcoólicas.


Tente ocupar a mente com atividades mais saudáveis. Procure fazer alguma atividade física, o que vai ajudar o seu organismo a se recuperar, meditação ou algum outro hobbie.


Quero parar de beber, mas não consigo. Tive uma recaída… E agora?

Lembre-se, você não é mais fraco por ter tido uma recaída. Isso pode acontecer com qualquer um durante o processo para parar de beber.


A questão é não desistir, independentemente do que aconteça! Permaneça firme, recomece o processo e trabalhe as suas fraquezas, buscando ajuda quando necessário.


Não tenha medo de procurar ajuda!

Parar de beber não é uma tarefa fácil e muitas vezes pode exigir mais do que uma simples “força de vontade”.


O consumo de bebidas, muitas vezes, está acompanhado de questões psicossociais, então o acompanhamento profissional pode se fazer necessário para tratar e te ajudar a lidar com esses problemas quando surgirem novamente.


E existe um quadro chamado de “abstinência alcoólica", que pode vir a acontecer com uma suspensão brusca do consumo da bebida em pacientes crônicos.


Ela pode causar complicações como agitação, alterações de humor, náuseas e vômitos, alucinações, hipertensão, convulsões e Delirium Tremens.


Sendo assim, o acompanhamento médico multidisciplinar também é necessário para evitar que essas complicações se agravem e causem danos irreversíveis.


Depois da fase da abstinência, que pode durar de dois a até 14 dias, acontece a fase de disforia tardia, onde o cérebro ainda não está funcionando 100% e ainda há uma grande possibilidade de recaídas.


É apenas depois de alguns meses que o organismo realmente começa a se recuperar, ou seja, é um processo longo. E sem um sistema de suporte e algo ou alguém para te guiar, esse processo se torna ainda mais difícil.


Quer parar de beber? A gente entra nessa jornada com você!


Você não está sozinho! São inúmeras as pessoas espalhadas Brasil afora que estão passando pelo mesmo que você, e nós estamos aqui para te ajudar!


Se você chegou até aqui, pode ser que a sua relação com o álcool esteja prejudicando algum aspecto da sua vida.


E uma excelente forma de se livrar desse hábito é começar organizando suas ideias para ter uma nova perspectiva.


Por isso, conte o apoio do nosso app para “dar um tempo” de forma prática e organizada.


Dedique apenas 15 minutos em jornadas pensadas por especialistas e profissionais da saúde especialmente para você!


Baixe o aplicativo e comece hoje a sua mudança!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo