Qual a melhor forma de parar de beber bebidas alcoólicas?

Atualizado: 26 de mai. de 2021

O vício em álcool traz diversos prejuízos físicos, mentais, sociais e financeiros. Não é à toa que inúmeras pessoas todos os dias decidem que finalmente chegou a hora de mudar a sua relação com esse tipo de bebida.


Mas como fazer isso? Qual a melhor forma de parar de beber bebidas alcoólicas?


Vejamos, existem diversas opções para quem deseja largar esse vício. No entanto, a decisão de qual é o melhor método vai variar de acordo com cada indivíduo e cada organismo.


Algumas pessoas relatam que a estratégia X deu mais resultados, enquanto outras dizem que a Y foi a que deu mais certo.


Entretanto, existe uma forma capaz de ajudar todas as pessoas que realmente desejam mudar a situação em que estão vivendo. Falaremos dela no transcorrer deste artigo.


Por enquanto, continue a leitura para conferir as principais recomendações para quem deseja parar de beber bebidas alcoólicas.


Por que beber é tão importante para você?

Antes de saber qual a melhor forma de parar de beber bebidas alcoólicas, é preciso entender qual é o motivo que torna esse hábito tão importante para você.


Reflita sobre as razões que te fazem beber e porque tem sido tão difícil largar esse vício. Muitas vezes o álcool é usado para suprir uma carência, que quando é preenchida de outra forma se torna mais fácil se livrar das bebidas.


Alguns fazem isso para evitar a timidez. Mas ela pode ser tratada de outras maneiras como, por exemplo, fazendo terapia. Outros bebem para se encaixar em algum grupo. No entanto, será que essa sensação de pertencimento realmente vale os malefícios que a bebida traz?


E claro, também existem outras causas relacionadas tais como: fatores genéticos, socioeconômicos e até mesmo psicológicos.


O importante é que independentemente do motivo, existe uma maneira de eliminar o álcool da sua vida. Nós já vamos te contar qual é!


Sinais de alerta no consumo de bebidas alcoólicas

Algumas pessoas não conseguem perceber sem ajuda quando a bebida está afetando algum aspecto da sua vida. Por isso, descubra a seguir quais são os sinais de alerta desse hábito:


  • Você já chegou ao ponto de beber sozinho e fora de situações sociais;

  • Não é necessária uma ocasião especial para o consumo de álcool;

  • Você continua bebendo mesmo após identificar que isso está afetando a sua relação com amigos e familiares;

  • A agressividade é a sua primeira reação quando alguém comenta que a bebida está te fazendo mal;

  • Você não consegue parar de beber mesmo após já estar se sentindo embriagado;

  • Já chegou ao nível de beber escondido de familiares ou então esconder as embalagens para não deixar “vestígios” de que consumiu bebidas com álcool;

  • Está apresentando sintomas que antes não possuía tais como: perda de memória, tremores e agitação;

  • Você já não sente mais vontade de beber, mas sim necessidade;

  • Fala que vai tomar apenas uma latinha ou só uma dose e quando percebe já foram várias;

  • Começa a ter problemas financeiros por causa da compra excessiva de bebidas alcoólicas e baixo rendimento no trabalho;

  • Você percebe que está adquirindo tolerância ao álcool e precisa beber mais do que antes para se sentir bem;

  • Quando você para o consumo de bebidas alcoólicas começa a sentir sintomas de abstinência;

  • Apesar de perceber os malefícios do álcool na sua vida não consegue parar de beber.


Vale a pena ressaltar que esses são apenas alguns indícios de que o consumo de bebidas alcoólicas está sendo prejudicial para você. Somente um profissional poderá fazer um diagnóstico de etilismo, mas você pode fazer o teste AUDIT, famoso internacionalmente, na nossa página clicando aqui. Ele vai te dar imediatamente o resultado do seu grau de dependência.


No entanto, se você chegou à conclusão de que precisa mudar esse aspecto da sua vida, continue a leitura e descubra qual a melhor forma de parar de beber bebidas alcoólicas.


Qual a melhor forma de parar de beber bebidas alcoólicas? Confira as principais recomendações!


Se você se identificou com várias afirmações citadas acima, confira algumas recomendações que podem te ajudar com esse problema:


1. Mude a sua rotina: A primeira coisa que se deve fazer para largar um hábito nocivo é mudar a sua rotina. Se você está acostumado a beber em determinadas situações, evite-as. Nós sabemos que fazer isso nem sempre é fácil, por isso criamos um método capaz de te ajudar a quebrar esse ciclo.


2. Lista de razões: Ter uma lista dos motivos que te fizeram desejar uma mudança na sua relação com o álcool pode ser bastante eficaz para te manter sempre com foco no objetivo. Lembre-se que você pode beber se quiser, mas você não precisa.


3. Faça exercícios físicos: As atividades físicas ajudam a liberar serotonina e dopamina no organismo, contribuindo para sensação de bem-estar e diminuição da vontade de consumir bebidas alcoólicas.


4. Consuma bebidas sem álcool: Há diversas opções deliciosas de drinks que não possuem álcool em sua composição. Você pode até mesmo criá-los na sua casa, funcionando como uma terapia. Utilize a sua imaginação e acrescente os ingredientes que você mais gosta na bebida. Para te ajudar nessa jornada, separamos um link com 16 receitas de drinks para todos os paladares e que não vai nenhum pingo de álcool.


Por que eu deveria parar de beber bebidas alcoólicas?


Se você está fazendo essa leitura é porque provavelmente já sentiu os efeitos negativos que o álcool pode trazer para a vida de uma pessoa, e quer saber qual é a melhor forma de parar de beber bebidas alcoólicas.


Sendo assim, já deve estar cansado de ouvir sobre os malefícios que esse tipo de bebida pode gerar.


E é por esse motivo que nós não vamos falar tudo de ruim que pode acontecer com você se decidir permanecer com esse hábito.


No entanto, se você é daquelas pessoas que acredita que bebe socialmente e que isso não traz nenhum problema, temos duas notícias para te contar. Uma boa e outra ruim, qual você quer primeiro?


Vamos começar com a ruim, esperamos ter acertado! De acordo com um estudo, não existem níveis seguros de consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, mesmo a ingestão ocasional de álcool pode trazer malefícios à saúde.


Mas a boa notícia é que existe um programa diferente que ajuda você a ressignificar a sua relação com o álcool, sem a pressão de ter que parar de beber para sempre. Você vai vagarosamente mudando essa relação que é prejudicial a você e junto de outras pessoas que estão no mesmo barco.


Dedicando-se por apenas 15 minutos todos os dias você pode eliminar por completo esse tipo de bebida da sua vida, juntamente com os seus prejuízos.


Ficou curioso? Saiba mais sobre esse método!

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo