Parar de fumar engorda? Descubra como contornar a situação

Atualizado: 25 de mai. de 2021

Muitas pessoas evitam largar o cigarro pois acreditam que parar de fumar engorda. Essa é uma preocupação válida, afinal, existem diversos estudos que apontam aumento de peso após o abandono do tabagismo.


No entanto, mesmo sabendo de todos os malefícios que esse hábito gera, alguns fumantes preferem continuar prejudicando a sua saúde e qualidade de vida por medo de ganhar uns quilinhos a mais.


Mas será que parar de fumar engorda tanto assim que justifique continuar com o vício? É isso o que nós vamos te contar no post de hoje!


Continue a leitura e descubra algumas recomendações para largar de vez do cigarro sem sofrer tanta alteração no peso.


Fumar emagrece?

A nicotina é uma substância que está presente no cigarro. Enquanto a pessoa fuma, os pulmões absorvem a substância e ela chega ao cérebro em em aproximadamente dez segundos.


Dentre os mais variados efeitos da nicotina no nosso organismo podemos destacar a diminuição de apetite.


Ainda, existem outras toxinas presentes no cigarro que alteram as sensações de fome e saciedade. O que ocasiona a perda de peso.


Além disso, os receptores do nariz e das papilas gustativas da língua também são afetados pela nicotina.


Por esse motivo, o fumante não consegue sentir totalmente o cheiro e o gosto dos alimentos.


Como consequência disso, o apetite diminui.


Por esses e outros fatores que citaremos a seguir é que parar de fumar engorda.


Entenda por que parar de fumar engorda

Devido aos efeitos colaterais causados pela abstinência do cigarro a pessoa pode ficar mais ansiosa. Sendo assim, é comum que as pessoas descontem a ansiedade na comida.


E esse é apenas um dos fatores que levam ao aumento do apetite e consequentemente ao ganho de peso.


Isso porque após um período sem fumar bate a chamada “fissura” que é quando ocorre aquela vontade incontrolável de acender um cigarro. E nesse momento, em vez de acender um cigarro, as pessoas preferem comer.


Outro fator que contribui para o aumento de peso nos primeiros meses é a melhora do paladar e olfato, o que estimula o apetite. Por consequência disso, as pessoas comem mais do que quando eram fumantes.


Além disso, o metabolismo também normaliza após parar de fumar e por isso algumas pessoas podem sentir mais fome do que antes.


Por fim, quando a nicotina é eliminada do nosso organismo ocorre retenção de água. Apesar de não ser gordura, isso contribui para o aumento de peso, causando incômodo para muitas pessoas.


Estudos

Confira o que diz o artigo publicado por Edna Jeremias-Martins e José Miguel Chatkin no Jornal Brasileiro de Pneumologia sobre a afirmação de que parar de fumar engorda:

  • Existem evidências que alguns compostos utilizados na fabricação do cigarro são supressores do apetite.

  • Os ex-fumantes tendem a pesar mais que os fumantes e os que nunca fumaram.

  • O aumento da ingestão de calorias é um dos principais responsáveis pelo maior ganho proporcional de peso observado durante os 3 primeiros meses após parar de fumar.

  • Ex-fumantes buscam recompensas orais por meio do consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura.

  • Um estudo feito pelos mesmos autores citados acima revelou quea maioria dos pacientes que alcançaram a abstinência contínua após pararem de fumar não apresentaram alterações significativas de peso ou mantiveram o peso inicial.

Então parar de fumar engorda mesmo?

Ganhar peso é uma das principais preocupações de quem deseja largar o mal hábito, alguns até mesmo desistem por esse motivo.


No entanto, com base no estudo citado acima, pode-se concluir que parar de fumar engorda, mas o ganho de peso é mínimo.


Além disso, nem sempre a pessoa vai engordar após parar de fumar. Cada organismo vai responder de forma diferente a esse processo.


Mas caso isso aconteça, não se preocupe, pois não é nada exagerado. Estima-se que uma pessoa engorde cerca de 4kg após largar o vício. E essa é uma alteração que pode ser eliminada sem maiores problemas.


Portanto, podemos considerar que é possível controlar o ganho de peso após largar o cigarro por meio de uma alimentação balanceada.


Veja abaixo algumas ações que você pode tomar para evitar o aumento de peso:

  • Quando sentir fome evite comer doces, frituras ou fast-foods;

  • Deixe preparado alguns lanches saudáveis para a hora da fome e da preguiça de cozinhar. Com algo pronto em casa para comer as chances de consumir besteiras diminuem drasticamente;

  • Para evitar a fome incontrolável faça pequenas refeições ao longo do dia. Os especialistas recomendam se alimentar de 3 em 3 horas;

  • Coma devagar e mastigue bem todos os alimentos;

  • Evite comer enquanto assiste tv ou mexe no celular;

  • Pratique atividades físicas regularmente. Além de contribuir para o controle de peso, também ajuda a liberar serotonina e endorfina que promovem sensação de bem-estar. Caso você seja sedentário, comece aos poucos com uma caminhada, suba escadas em vez de usar o elevador e se for andar de ônibus desça alguns pontos antes e caminhe até em casa;

  • Beba bastante água para eliminar a retenção de líquidos. Além disso, invista em alimentos que ajudam a reduzir o problema, tais como: abóbora, agrião, aspargo, beterraba, cenoura;

  • Conforme citamos anteriormente, parar de fumar engorda pois muitas vezes as pessoas descontam a ansiedade na comida. Sendo assim, procure maneiras de aliviar a sua ansiedade nesse período. Isso vai impactar diretamente na quantidade de peso que você vai ganhar;

  • Sempre que possível faça trocas saudáveis no momento da alimentação. Por exemplo: prefira uma maça em vez de um chocolate ou escolha um suco natural no lugar de um refrigerante.

Considerações finais

Conforme você pôde ver ao longo desse artigo, parar de fumar engorda, porém as alterações de peso não são tão expressivas.


Mesmo assim, esse seria um efeito colateral insignificante perto dos incontáveis malefícios que o ato de fumar pode trazer para a sua saúde e bem-estar.


Quer saber de fato se você precisa Dar um Tempo?


Faça agora o teste rápido de Fagerström¹ gratuitamente e descubra!


¹esse é um método internacionalmente reconhecido para identificar dificuldades na sua relação com o tabaco.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo