Parar de beber emagrece?

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Será que parar de beber emagrece? Entenda melhor sobre o assunto e saiba se esse é ou não um dos benefícios de largar o álcool.


Parar de beber, por mais que seja um desafio, traz uma série de vantagens. E a internet é cheia de informações a respeito deles, o que pode acabar gerando algumas dúvidas em quem está procurando saber mais e considerando entrar ou não no processo de mudança de hábitos.


Uma dessas dúvidas é em relação ao emagrecimento. Sabemos que a “barriga de chopp” pode acontecer, mas e o contrário? Será que parar de beber emagrece?

Continue a leitura e descubra.


Por que eu deveria largar a bebida?

A decisão de largar a bebida deve ser única e exclusivamente sua, afinal ninguém vai conseguir mudar algo que é seu.


E por que tomar essa decisão? Parar de beber traz uma série de benefícios, e não apenas para a sua saúde física e mental, mas também econômicos e sociais.


Ao parar de beber, a tendência é gastar menos comprando essas bebidas e passar a ter relacionamentos mais saudáveis com seus amigos e familiares.

Fora isso, o seu desempenho no trabalho também melhora e a sua saúde mais ainda.

Além disso, podemos citar outros exemplos de vantagens: diminuição do risco de desenvolvimento de câncer e de problemas cardiovasculares, menores chances de sofrer com insônia, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da concentração e melhora da aparência e sensibilidade da pele.


Mas então, o que fazer para parar de beber?

Para parar de beber, o primeiro de tudo, é estar interessado e ter as suas motivações sempre claras e em algum lugar visível e próximo. Dessa forma você pode se lembrar toda vez que precisar de um “empurrãozinho”.


Também é importante ter um sistema de apoio, seja seus amigos ou familiares, e o acompanhamento de profissionais de saúde, para te guiar no melhor passo a passo a ser seguido.


Entre as atitudes práticas que você tem que tomar, podemos citar algumas como:

  • Jogar fora todas as bebidas próximas a você.

  • Parar de frequentar bares e locais de fácil acesso ao álcool.

  • Ocupar sua mente e corpo com coisas saudáveis, como meditação e atividades físicas.

  • Não enrolar para começar: tome a decisão e pare de beber ainda hoje!

  • Lembrar-se que o começo sempre será mais difícil! Mas os resultados valem a pena.

  • Não se desespere, recaídas acontecem, mas o importante é não desistir e continuar!

  • Procurar identificar a origem da sua vontade de beber, e trabalhar para resolvê-la e evitá-la.

  • Não tentar fazer tudo sozinho, tenha um cronograma e procure um profissional para te ajudar!

  • Procure um grupo de apoio, de pessoas que estão passando pelo mesmo processo que você.


Basicamente, você precisa tomar a decisão e se manter firme nela! Estando preparado para enfrentar as dificuldades que irão surgir e sempre se lembrando dos motivos que te levaram a parar.


E se parar de beber emagrece, é mais uma razão ainda para decidir largar o álcool, não acha?


Hora da verdade: parar de beber emagrece?

Falar que parar de beber melhora a sua saúde e diminui uma série de problemas crônicos pode ser algo um tanto quanto distante, que nem todos dão a devida atenção por não ser algo tão visível.


Mas existem também algumas consequências bem perceptíveis, como o fato de que parar de beber emagrece, ou pelo menos ajuda consideravelmente nesse processo.


Parar de beber realmente emagrece?

A resposta para essa pergunta varia conforme cada caso. Mas sim, isso pode acontecer.


Em geral, as bebidas alcoólicas têm um teor calórico elevado. Uma lata de cerveja, por exemplo, além do glúten, tem uma média de 150 calorias. Enquanto uma taça de vinho possui algo em torno de 110 kcal.


Já as outras bebidas, como a caipirinha e a vodca, que as pessoas têm costume de misturar com açúcar, energéticos e refrigerantes, possuem um número ainda maior de calorias. E isso tudo contribui para o aumento de peso.


O álcool ainda desidrata e prejudica o funcionamento de todo o organismo, causando inchaços, dores de cabeça e a famosa “ressaca”.


Além disso, é costume de muitos não beber só a cerveja, mas sempre ter uma porção um tanto quanto gordurosa como acompanhamento. E isso com frequência não é nada bom para a sua saúde e não ajuda o emagrecimento.


Então, parar de beber emagrece porque você deixa de consumir essas calorias e também permite que seu corpo funcione da forma que deveria, eliminando as toxinas ao invés de acumulá-las.


O processo de desintoxicação é lento, mas em até 30 dias sem beber o acúmulo de gordura no fígado cai em até 20%.


E também existem outros benefícios associados com o emagrecimento, como a redução do colesterol “ruim” no sangue e a diminuição do risco de desenvolvimento da doença metabólica, da pressão arterial e da diabetes tipo 2.


Mas vale ressaltar que cada organismo é diferente e que não é apenas parar de beber que vai te fazer emagrecer, mas todo o conjunto da mudança de hábitos: alimentação saudável, prática de atividades físicas, entre outros.


Quer parar de beber? A gente te ajuda!

Para parar de beber, é preciso começar a criar novos hábitos, o que não é nada fácil. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!


Se você está aqui, sabemos que é porque quer deixar de beber e transformar esse hábito nocivo em algo bom, e de preferência perder alguns quilinhos no processo, não é mesmo?


Existe uma maneira mais agradável e flexível de fazer isso. Graças ao nosso app, que te guia durante essa jornada em busca da sua melhor versão e te conecta com gente com os mesmos desafios de você, esse processo pode ser muito mais fácil!


Contamos com salas de bate papo, chats privados, sistemas de recompensa e diferentes jornadas pensadas por especialistas e profissionais da saúde especialmente para você!


E você pode aproveitar todos os benefícios se dedicando apenas 15 minutos por dia!


Aceite o desafio e seja a sua melhor versão!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo