Os impactos do cigarro na autoestima

Você já parou para pensar em como o cigarro afeta a autoestima das pessoas?

Um estudo do efeito da autoestima sobre o consumo de álcool e fumo em adolescentes da área rural de Nuevo León, México, revelou que os participantes que não consumiam álcool e tabaco mostraram autoestima mais alta do que os que usam estas substâncias.

Sabemos que o tabagismo é uma doença que traz diversos malefícios para a saúde, mas na verdade seus efeitos também afetam negativamente a aparência, trazendo problemas emocionais como insegurança, baixa autoestima e problemas com autoaceitação.

Se você é fumante e tem se sentido pra baixo e descontente com a sua aparência, saiba que o vilão do seu amor-próprio pode ser o cigarro. Continue a leitura e saiba o porquê.


Como a aparência afeta a autoestima


De acordo com o Dicio, a autoestima é a qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões.

Levando isso em consideração, quando nos sentimos bonitos estamos contribuindo para elevar a nossa autoestima. Pensando nisso, resolvemos trazer no post de hoje os impactos negativos do cigarro na estética e como isso tudo afeta a percepção que as pessoas têm de si mesmo.


Efeitos do cigarro na aparência


Fumar é uma das principais causas de envelhecimento precoce da pele. Isso acontece porque o cigarro é composto por inúmeras substâncias tóxicas que favorecem a produção de radicais livres, gerando rugas e fazendo com que você pareça muito mais velho do que realmente é.

Outra consequência do tabagismo é a perda de colágeno, que ajuda a manter a nossa pele firme. E como se isso não fosse o suficiente, a pele pode ficar manchada e com a tonalidade irregular.

Por causa da nicotina, as pontas dos dedos das mãos que seguram o cigarro tendem a ficar amareladas, causando mais um prejuízo estético.

Ainda, conforme aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tabagismo aumenta as possibilidades do surgimento de celulite.

A SBD explica que o tabagismo compromete a circulação sanguínea e quando o sangue não flui corretamente, a drenagem das toxinas fica prejudicada, deixando o líquido que fica entre as células mais viscoso, contribuindo para a formação de depósito de gorduras (celulites).

O cabelo também é prejudicado pelas substâncias presentes no cigarro. Ele fica mais fraco, com menos brilho e com maiores chances de queda.


A beleza do rosto é a principal afetada pelo cigarro, o que contribui para a baixa autoestima dos fumantes


Ao longo dos anos, o hábito de fumar pode deixar a face com uma cor levemente acinzentada e opaca, sem aquele “aspecto saudável e corado” que os mais velhos costumam falar.

Além disso, o tabagismo deixa os poros mais dilatados, e como consequência podem surgir cravos e espinhas com mais facilidade.

Os que já sofrem com acne podem notar uma piora no quadro, e isso pode afetar significativamente a autoestima, afinal, mesmo com o uso de maquiagens a textura da pele fica irregular.

Quem fuma muitas vezes ao dia pode apresentar rugas ao redor da boca, geradas pelo movimento repetitivo que a pessoa faz ao tragar.

Conforme vimos anteriormente, o hábito de fumar compromete a circulação sanguínea, por esse motivo, é comum que alguns fumantes notem uma piora no aspecto das olheiras. Isso deixa o fumante com uma aparência frequente de cansaço e noites mal dormidas.

Assim como acontece com os dedos, o sorriso também fica amarelado por causa do alcatrão presente no cigarro. As manchas nos dentes ficam ainda mais acentuadas nos que costumam fumar e tomar um cafezinho.

Outra consequência do hábito de fumar que contribui para baixa autoestima é o mau hálito que muitas vezes é causado pelo cigarro, além do cheiro ruim que fica impregnado nas roupas.


Os impactos do cigarro na autoestima dos homens


O tabagismo é um fator de risco para a impotência sexual. Sendo uma das principais causas de problemas de autoestima nos homens.

A disfunção erétil pode ser mínima, moderada ou severa. No entanto, mesmo os casos mais leves já são o suficiente para abalar a confiança e até provocar quadros depressivos. Também não podemos deixar de alertar que o fumo está relacionado com casos de câncer de pênis.


RESUMO: Impactos do cigarro sobre a aparência que afetam a autoestima


Para os leitores que gostam de ir direto ao ponto, fizemos um resumo com os principais efeitos do cigarro na estética. Veja abaixo:

· Acelera o envelhecimento da pele;

· Favorece o surgimento de rugas (principalmente ao redor da boca);

· Provoca a perda de colágeno;

· Causa manchas na pele e deixa a tonalidade irregular;

· As pontas dos dedos ficam amareladas;

· Favorece o surgimento de celulite;

· Afeta a beleza dos cabelos e aumenta a queda;

· Deixa os poros mais dilatados, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas;

· Pode piorar a aparência das olheiras;

· Os dentes ficam amarelados;

· Provoca mal hálito.


QUAIS SÃO OS SINAIS DE BAIXA AUTOESTIMA?


Os principais sinais de que uma pessoa está com a autoestima baixa são:

· Timidez excessiva;

· Medo de rejeição;

· Necessidade frequente de receber elogios ou obter reconhecimento;

· Falta de confiança em si mesmo;

· Se comparar constantemente com as outras pessoas;

· Necessidade de inferiorizar os outros para se sentir melhor;

· Não se sentir bonito;

· Não se preocupar com a própria saúde;

· Acreditar que causa má impressão para os outros;

· Não se achar interessante;

· Ter dificuldades em aceitar elogios, ou não acreditar que sejam verdade quando os recebe;

· Procurar sempre ser discreto e não chamar a atenção;

· Evita se olhar no espelho ou para as suas fotos;

· Falar mal de si mesmo com muita frequência.


Quer melhorar a sua autoestima?


Conforme vimos ao longo desse artigo, o cigarro traz grandes prejuízos estéticos, responsáveis por sentimentos de insegurança e baixa autoestima.

No entanto, quando você reduz a quantidade de toxinas inaladas, os efeitos negativos sobre a aparência também diminuem.

Se você precisa de ajuda para Dar um Tempo no hábito de fumar ou então moderar o consumo de cigarros, clique aqui e conheça um método simples e eficaz.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo