O tabaco causa trombose?

Atualizado: 25 de mai. de 2021

Sabemos que o hábito de fumar traz inúmeros malefícios para a saúde do fumante e de quem convive com ele e fuma de forma passiva. Mas será que o tabaco causa trombose?

De acordo com um estudo, o tabagismo está relacionado sim com a trombose, tendo em vista que os trombos se formam em áreas de estresse pós ativação do sistema de coagulação ou em locais com lesão endotelial e fluxo sanguíneo rápido.

Diversos especialistas alertam quanto ao aumento do risco de trombose em pacientes fumantes.

Conforme aponta o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer, o cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina, que é a responsável por causar dependência química, monóxido de carbono (gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e o alcatrão, que é composto por cerca de 50 substâncias potencialmente cancerígenas.

Somente por essa afirmação já é possível imaginar os estragos que o tabaco causa no nosso organismo. Mas acontece que algumas dessas substâncias tem relação direta com o surgimento da trombose.

A nicotina está relacionada com à redução da espessura dos vasos sanguíneos. E o monóxido de carbono aumenta o risco pois diminui a concentração de oxigênio no sangue.

Esses fatores contribuem para o mal funcionamento dos vasos, aumentando as probabilidades de entupimento e posteriormente processos de trombose.


O que é a trombose e como o tabaco está relacionado com o seu surgimento?


A trombose acontece quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou mais veias, bloqueando o fluxo de sangue e causando inchaço e dor na região afetada.

Ela costuma surgir nas pernas e coxas, mas pode causar complicações em qualquer parte do corpo. Em situações mais graves esse entupimento dos vasos é capaz de levar à morte.

A trombose pode não apresentar nenhum sintoma, ou então apresentar sinais como:

● Dor no local;

● Apenas uma das pernas apresenta inchaço, que pode ser maior que 3 cm;

● Vermelhidão na região;

● Veias dilatadas;

● Sensação de calor no local;

● Dor quando toca a região afetada;

● Pele enrijecida.

Mas por qual motivo o tabaco causa trombose?

O hábito de fumar causa impactos negativos em diversas partes do corpo, incluindo as veias. O fumo compromete a circulação sanguínea, favorecendo o surgimento de trombose.

O cigarro também pode provocar outras complicações, tais como arteriosclerose e tromboangeite obliterante que podem até mesmo levar à amputação de membros como pernas, pés e mãos.


O tabaco causa trombose em fumantes passivos?


O tabagismo passivo acontece quando uma pessoa que não fuma acaba inalando a fumaça tóxica proveniente de um fumante por estar no mesmo ambiente que ele.

Os fumantes passivos correm os mesmos riscos (ou até mais) que os fumantes de desenvolverem alguma doença relacionada com o cigarro.

Conforme alerta o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a fumaça que sai do cigarro e se espalha no ambiente possui três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a que o fumante está inalando.

E nós já vimos que essas duas substâncias (nicotina e monóxido de carbono) são as principais responsáveis pelo tabaco causar trombose.

Sendo assim, podemos concluir que o tabaco causa trombose em fumantes passivos. Com isso vemos a importância de se livrar desse hábito nocivo e preservar não só a sua saúde, mas também a dos seus familiares e outras pessoas que convivem com você.

O Ministério da Saúde também enfatiza os riscos do tabagismo passivo. Veja:

Basta manter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da fumaça do cigarro. As pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados. Ao fim do dia, em um ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter as mesmas doenças que o fumante.”

Ao parar de fumar, os riscos de trombose diminuem?

Sim, parar de fumar é uma excelente maneira de reduzir as chances de desenvolvimento de trombose.

Confira abaixo todos os benefícios de largar esse vício e a partir de qual momento os riscos de trombose diminuem:

● Após 20 minutos sem fumar a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

● Depois de 2 horas o seu sangue já está livre da nicotina;

● Após 8 horas o seu nível de oxigênio no sangue volta ao normal;

● Os pulmões começam a funcionar melhor entre 12 e 24 horas após fumar o último cigarro;

● Depois de dois dias você começa a notar melhoras no olfato e paladar;

Em três semanas você passa a respirar melhor e a sua circulação melhora, diminuindo os riscos de trombose;

● Depois de um ano sem fumar o risco de morte por infarto cai pela metade;

● Se você ficar de 5 a 10 anos sem fumar, as suas chances de infarto voltam a ser igual a de quem nunca fumou.

Mas é importante mencionar que esses benefícios duram apenas enquanto você está sem fumar. Após acender e tragar outro cigarro é como se você apertasse um botão de “restart” no seu organismo, afetando a sua saúde novamente.


Como evitar a trombose?


Existem algumas medidas de prevenção que ajudam a reduzir consideravelmente as chances de processos de trombose. Veja a seguir:

● Não fume, pois o tabaco causa trombose;

● Faça exercícios físicos regularmente, mantenha-se sempre ativo;

● Evite tomar bebidas alcoólicas. Normalmente, o consumo de álcool e cigarro estão relacionados, portanto se você bebe e fuma, pode estar aumentando o risco de desenvolver doenças;

● Se alimente saudavelmente;

● Tente manter o seu peso ideal. O sobrepeso pode ser um fator de risco para a trombose;

● Se você fizer viagens longas, evite usar roupas apertadas e sapatos desconfortáveis;

● Se você passa muito tempo sentado, faça pausas para se movimentar frequentemente e use meias de compressão, se possível;

● Faça caminhadas sempre que possível para melhorar a circulação;

● Tome quantidade suficiente de água por dia;

● Consulte o seu médico regularmente para exames de rotina.

Precisa de ajuda para se livrar do tabagismo?

Conheça o recurso terapêutico que vai te ajudar a ter uma vida mais saudável de forma simples, agradável e flexível!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo