O que é higiene mental? Descubra como fazer!

Você já ouviu falar em higiene mental? Sabe o que esse termo significa?

Esse conceito está em alta por causa da pandemia do novo coronavírus e o elevado índice de pessoas com transtornos mentais durante esse período, principalmente ansiedade e depressão.

A higiene mental refere-se ao equilíbrio emocional e práticas que promovam a saúde mental. Diversas ações podem ser realizadas com esse objetivo, dentre elas manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar relacionamentos tóxicos e outros.

No decorrer desse artigo nós vamos te contar tudo o que você pode fazer para manter a sua “mente limpa”. Confira.


Saúde mental e a “sujeira invisível”


É só ligar a televisão ou entrar na internet para encontrar informações sobre a importância de manter hábitos de higiene frequentes e usar álcool gel.

De fato, essas medidas são extremamente importantes para evitar o contágio pelo novo coronavírus e outras doenças.

Mas, não podemos esquecer de um outro tipo de limpeza necessária: a higiene mental.

Por qual motivo você lava as suas mãos?

Muito provavelmente é porque sabe que elas podem estar sujas ou contaminadas com vírus, bactérias e protozoários prejudiciais à saúde.

Acontece que quando enxergamos a sujeira, fica mais fácil identificar que uma ação precisa ser tomada. Nesse caso, a higienização.

No entanto, muitas vezes os transtornos emocionais, que vamos chamar aqui de “sujeiras mentais”, aparecem de forma silenciosa e não conseguimos perceber quando uma limpeza deve ser feita.

E assim como acontece com outras coisas, quando as sujidades “impregnam” é muito mais difícil de removê-las. Por isso, medidas profiláticas devem ser realizadas.

É claro que nessa situação a higienização mental não é feita com água e sabão, mas sim com algumas atitudes como, por exemplo, as que mencionamos brevemente acima.

O objetivo dessa “purificação” é proteger e limpar a mente de pensamentos negativos, destrutivos, do medo, da ansiedade e outros sentimentos que podem causar o adoecimento.

Podemos considerar que a higiene da mente é fundamental para que um indivíduo permaneça em equilíbrio, viva saudavelmente e com maior qualidade.


Como saber se você precisa fazer uma higiene mental?


É comum que as pessoas associem a palavra higiene com a limpeza corporal e dos ambientes e superfícies. No entanto, a definição é bem mais ampla.


De acordo com a Oxford Languages temos dois significados:

  1. Parte da medicina que visa à preservação da saúde e ao estabelecimento das normas e preceitos para prevenir as doenças.

  2. Conjunto de condições ou hábitos que conduzem ao bem-estar e à saúde; limpeza, asseio.

Dessa forma, podemos entender que a higiene mental está diretamente relacionada com à saúde mental, prevenindo o surgimento de transtornos como depressão, ansiedade e outros.


Algumas consequências da falta de higiene mental podem chegar sem aviso, como é o caso da depressão.

No entanto, na maioria das vezes existem alguns sinais de que as coisas não estão bem e medidas precisam ser tomadas. Veja abaixo:

· Cansaço extremo;

· Taquicardia;

· Preocupações excessivas;

· Falta de ar;

· Suor intenso;

· Tremores pelo corpo;

· Dificuldades para dormir;

· Tristeza profunda;

· Mudanças de humor.

· Apatia;

· Culpa;

· Descontentamento;

· Desesperança;

· Perda de interesse;

· Solidão;

· Automutilação;

· Choro excessivo;

· Irritabilidade;

· Isolamento social.


A importância desses sintomas...


É fundamental ressaltar que os sintomas emocionais são tão importantes quanto os físicos, e eles merecem atenção.

O que você pode estar sentindo com toda certeza não é frescura, não é falta de Deus, não é tempo livre ou falta do que fazer. As doenças mentais são sérias, e podem inclusive levar à morte.

De acordo com a folha informativa da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Portanto, se você está com algum desses sintomas, primeiramente precisa consultar um médico para descartar a possibilidade de doenças físicas.

Após isso, se nada for encontrado é recomendado tomar medidas para higiene mental. Saiba mais abaixo:


Como fazer higiene mental


Você sabia que manter uma boa higienização física não é o suficiente para permanecer saudável?

Ainda que um indivíduo não tenha nenhum tipo de doença física, se ele não estiver com o emocional equilibrado pode ser considerado doente.

Não é à toa que os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no país.

Veja a seguir o que você pode fazer para manter a mente saudável:

· Praticar exercícios físicos regularmente;

· Manter uma alimentação saudável;

· Evitar o consumo de álcool e tabaco;

· Dedicar tempo para lazer;

· Evitar se sentir sozinho, mantendo contato com amigos e familiares (mesmo que de forma virtual);

· Procurar ajuda especializada (psicólogos ou psiquiatras);

· Evitar companhias negativas;

· Dar um tempo nos noticiários;

· Procurar sempre pensar positivo;

· Cuidar da autoestima;

· Ter boas noites de sono;

· Focar nos aspectos positivos da sua vida;

· Se concentrar em encontrar soluções para os problemas em vez de focar nas dificuldades;

· Não guardar sentimentos ruins;

· Evitar conflitos desnecessários.


Cuidados com as válvulas de escape


Quando algumas pessoas adoecem mentalmente, é comum que mudem de comportamento e passem a fazer coisas que não tinham o hábito ou que costumavam realizar com moderação.

Por exemplo, pesquisas comprovam que houve um aumento preocupante e significativo do consumo de álcool e cigarro durante a pandemia de coronavírus. Isso é chamado de válvula de escape, e pode ser muito perigoso.

Essas práticas são capazes de prejudicar não só a saúde mental, mas também a física e social.

Se você percebeu que está tendo uma relação prejudicial com o álcool, tabaco ou outras drogas, saiba que é possível reverter essa situação.


A Equipe Dei Um Tempo, formada por profissionais da saúde, desenvolveu um método agradável, flexível e prático para te ajudar a interromper algum hábito nocivo e resgatar a sua saúde mental.

Temos diferentes tipos de jornadas que ajudam a reverter processos negativos, e certamente alguma vai se adaptar as suas necessidades e a sua rotina.


Seja para construir uma relação mais saudável com a bebida ou o cigarro, dar um tempo nesses vícios, retomar o controle da situação ou se livrar totalmente de hábitos indesejados, nós podemos te ajudar!

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo