Hábitos saudáveis simples que vão transformar sua vida

Você cultiva hábitos saudáveis na sua rotina?


Independente da sua resposta para essa pergunta, saiba que ela é determinante para saber se sua saúde física e mental se manterá bem ou não, isso porque os hábitos se refletem na saúde.


As práticas realizadas diariamente, influenciam diretamente em como sua saúde estará daqui há algum tempo.


Assim, a ausência de hábitos como de alimentação e o da prática de atividades físicas, podem comprometer a qualidade de vida das pessoas.


Dessa forma, é importante entender em detalhes a funcionalidade desses hábitos e como a mudança das práticas mais simples podem mudar a sua vida.


Fique conosco até o final deste artigo e saiba mais!


A importância de cultivar hábitos saudáveis


Certamente, hábitos saudáveis aplicados a uma rotina organizada, agregam a sua qualidade de vida.


Os hábitos são um conjunto de ações realizadas repetidamente no cotidiano e quando saudáveis são uma das maneiras mais eficazes de evitar problemas na saúde e fazer você ter mais disposição e produtividade.


Descuidar das práticas diárias talvez não cause nenhum impacto rápido e visível.


No entanto, ao longo do tempo a colheita do cultivo de maus hábitos irá surgir.


Aliás, se você tem um mal histórico em relação aos hábitos, provavelmente está colhendo agora o que foi semeado há tempos atrás.


Por isso, a perspectiva de construir uma rotina saudável é uma prioridade para a longevidade da sua saúde ou a manutenção dela.


3 Hábitos saudáveis para começar a melhorar sua rotina


1) Pratique atividades físicas


Colocar o corpo em movimento é uma das principais formas de cuidar bem de si mesmo.


Por isso, escolha alguma atividade física que você possa incluir na sua rotina.


O sedentarismo é um grande vilão da saúde dos brasileiros e para vencê-lo você pode começar com uma simples caminhada e aos poucos ir evoluindo para outros exercícios como natação, musculação e pilates.


A prática constante de atividades físicas são benéficas para o seu corpo que ganha velocidade e força , bem como para a sua mente, pois você consegue raciocinar, estudar e agir melhor.



2) Alimente-se de forma saudável


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), hábitos alimentares saudáveis aliados à prática de atividades físicas podem evitar doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, entre outras.


Assim, investir em uma alimentação balanceada influencia no equilíbrio das funções digestivas do seu corpo e melhora consideravelmente a sua saúde.


Escolha bem os alimentos considerando trocar o desembalar dos doces pelo descascar das frutas, por exemplo, e contando com refeições as quais agregam a sua saúde.


Além disso, adote algumas ações como separar o tempo correto para se alimentar e comer devagar, mastigando bem a comida.



3) Hidratação


Hidratar seu corpo ingerindo bastante líquido ao decorrer do dia é um dos hábitos saudáveis mais importantes que você pode aderir.


Bebidas como refrigerantes e sucos adoçados não são levadas em conta para a hidratação.


Assim, é ideal você ter uma garrafinha por onde estiver para sempre estar se hidratando, podendo optar pela água saborizada para auxiliar o cultivo desse hábito.


Portanto, estes três hábitos saudáveis além de terem benefícios próprios, servem para você começar a sentir as mudanças proporcionadas por essas novas práticas.


Eles são importantes como porta de entrada para a construção de outros hábitos saudáveis.


Cultivando hábitos saudáveis


Certamente, mudanças estão longe de ser algo confortável, pois são um verdadeiro desafio.


Assim, veja abaixo o que é importante você compreender na hora de começar cultivar hábitos saudáveis.


Organize a sua rotina


Não saber o que você fará durante o dia o torna mais cansativo e improdutivo, ainda mais quando se está adotando hábitos saudáveis.


Por isso, estabeleça uma nova rotina, apontando a hora das refeições, das atividades físicas, leituras e todas as principais tarefas a serem realizadas ao longo do dia.


Priorize as mais difíceis no início do dia, deixando as consideradas mais fáceis para o final dele.



Reduza as distrações


O foco contribui para a melhora do desempenho, permitindo a conclusão de tarefas no prazo previamente estipulado, além de facilitar a forma de lidar com os momentos estressantes.


Segundo o escritor Zig Ziglar o problema é a falta de direção, não a de tempo, porque todos nós temos vinte e quatro horas por dia.


Desse modo, reduzir as distrações é algo muito importante para a construção de hábitos, porque sem foco dificilmente será possível manter alguma prática diária por muito tempo.



Entenda o ciclo do hábito


Para ter novos hábitos muitas vezes será necessário evitar os antigos.


Imagine que uma pessoa promete para si mesma que não irá acessar a rede social na hora do almoço.


Dessa forma, alguns dias passam e ela realmente consegue cumprir aquilo que se comprometeu a fazer.


No entanto, em algum dia ela está distraída e sem pensar direito começa acessar as redes assim como fazia antes.


Isso acontece devido a pessoa estar presa ao ciclo do hábito, o qual é formado de três partes: gatilho, rotina e recompensa.


Para romper esse loop, é preciso fugir dos gatilhos que antecedem o comportamento, buscando recompensas similares em novos hábitos.


Por exemplo, se a recompensa de ver as redes sociais na hora do almoço é ver coisas novas, ler um livro te dará a mesma satisfação.


O gatilho não será ativado porque previamente foi feita uma ação similar ao hábito antigo.


Assim, rompa esse ciclo para que nada te atrapalhe a cultivar hábitos saudáveis.


Conclusão


Cultivar simples hábitos saudáveis são fundamentais para uma rotina que irá realmente mudar a sua vida.


Os benefícios são inúmeros para cada nova prática saudável adotada, as quais valorizam a saúde tanto em sua manutenção quanto para a longevidade dela.


Além disso, são peças fundamentais para dar um basta na dependência de cigarros ou bebidas.


Quando há o desejo de fumar, os exercícios físicos aliviam a ambição pelo tabaco e os sintomas de abstinência dele, por exemplo.


Por fim, convidamos você a conhecer a nossa plataforma, ela vai te guiar em uma jornada temporária com práticas diárias que podem te ajudar a se livrar desses vícios e viver a sua melhor versão.


Clique aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho!


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo