Fumar um cigarro por dia faz mal? Descubra os riscos

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Muitas pessoas acreditam que fumar pouco faz com que elas corram menos riscos de desenvolver problemas de saúde relacionados ao tabagismo.

No entanto, um estudo publicado na revista médica BMJ revela que fumar um cigarro por dia faz mal ao coração.

Os cientistas alertam que “não existe um nível seguro de fumar para as doenças cardiovasculares”.

Quem fuma apenas um cigarro por dia corre metade do risco de sofrer um acidente vascular cerebral em relação aos que fumam 20 cigarros diariamente.

Para as mulheres, o hábito de fumar aumenta em 57% as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Nos homens o risco é 48% maior.


Parar de fumar ou reduzir a quantidade de cigarros?


Uma pesquisa feita com 300 mil pessoas mostra que os indivíduos que fumam menos de um cigarro por dia têm 64% mais riscos de morte prematura que os não fumantes. Já entre os que consomem de um a 10 cigarros por dia, o risco é até 87% maior.

Os estudiosos recomendam que os fumantes tenham como principal objetivo parar de fumar, e não apenas reduzir a quantidade de cigarros fumados por dia, diminuindo assim as chances de sofrer infarto e AVC.

Mesmo as pessoas que fumam somente aos finais de semana correm riscos de desenvolver diversas doenças relacionadas ao tabagismo. Sendo assim, a única forma realmente eficaz de preservar a saúde é largar completamente esse hábito.

· EM QUANTO TEMPO O CIGARRO COMEÇA A FAZER MAL?

Um único cigarro é capaz de causar danos à saúde. 30 minutos depois de fumar já ocorre um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Além disso, ocorre liberação de radicais livres e disfunção da parede das artérias.

· FUMAR QUANTOS CIGARROS POR DIA É CONSIDERADO FUMANTE?

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), é considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que a nicotina é uma droga psicoativa e que causa dependência de acordo com o uso. Um cigarro apenas não é o suficiente para viciar, mas tem potencial para causar danos à saúde.

· E QUANDO A PESSOA É CONSIDERADA NÃO FUMANTE?

Um indivíduo é considerado não fumante após passar dois anos sem fumar um cigarro. Embora recaídas possam acontecer, depois desse tempo é menos provável que a pessoa queira voltar a fumar, tendo em vista os benefícios para a saúde que já foram conquistados.


Fumar um cigarro por dia faz mal, independentemente do tipo do cigarro!


Existem vários tipos de cigarros disponíveis no mercado, com diferentes marcas e sabores. No entanto, todos eles possuem substâncias tóxicas e prejudiciais, independentemente da cor do filtro.

Vale alertar que os cigarros aromáticos também causam danos, inclusive, eles podem ser mais fortes que os cigarros comuns.

Muitas pessoas acreditam que fumar um cigarro de palha por dia não faz mal à saúde, pois eles são “naturais”. Acontece que isso é um mito, pois a palha impede a passagem de ar, fazendo com que as tragadas sejam mais concentradas.

Mesmo outras formas de consumo do tabaco são prejudiciais à saúde, tais como: charutos, cachimbos e narguilés. Nenhum produto derivado, ainda que artesanal, é isento de danos ou seguro para consumo.

Conforme informações do Ministério da Saúde:No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 50 substâncias pré-cancerígenas.

Com base nisso, fica evidente que fumar um cigarro por dia faz mal para a saúde, mesmo que sejam as versões com menos nicotina.


Mesmo sem tragar, fumar um cigarro por dia faz mal?


Ainda que a pessoa não trague o cigarro, ela inala a fumaça tóxica que sai dele, da mesma forma que acontece com os fumantes passivos.

Além disso, o fumante tem o contato direto com as substâncias presentes no cigarro ao colocá-lo na boca. Portanto, mesmo sem tragar, fumar um cigarro por dia faz mal.

Os dentes ficam amarelados e escuros, o paladar fica alterado e os gostos não são mais sentidos como antes, além disso, a capacidade de sentir e distinguir cheiros fica prejudicada.

Um artigo publicado na revista médica JAMA Internal Medicine mostrou que pessoas que fumam menos de um cigarro por dia têm 9 vezes mais probabilidade de morrer de câncer de pulmão. Pessoas que fumam de 1 a 10 cigarros por dia multiplicam seu risco por 12.

Pessoas na segunda categoria também têm 6 vezes mais chances de morrer de doenças respiratórias e 1,5 vezes mais chances de sofrer de doenças cardiovasculares. Os resultados são semelhantes entre homens e mulheres.


Fumar cigarro eletrônico faz mal?


Os cigarros eletrônicos também são conhecidos como e-cigarettes, vaporizadores ou “vapes”, termo em inglês que faz referência ao vapor produzido por esses produtos durante o uso.

Eles são aparelhos eletrônicos que funcionam de diferentes formas e possuem diversos mecanismos. Estima-se que existam mais de 40 milhões de usuários desses equipamentos pelo mundo.

Os vaporizadores possuem menos substâncias prejudiciais em relação aos cigarros convencionais, no entanto, também fazem mal à saúde.

O cigarro eletrônico não é inofensivo, além de causar dependência, ele também favorece o surgimento de doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, dermatite (reação inflamatória que ocorre na pele) e alguns tipos de câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estudos mostram que os níveis de toxicidade dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) podem ser tão prejudiciais quanto os do cigarro tradicional, já que combinam substâncias tóxicas com outras que muitas vezes apenas mascaram os efeitos danosos.

O INCA também alerta que não existem evidências científicas que indiquem o uso de cigarros eletrônicos como um meio de parar de fumar.

Portanto, se você está pensando em dar um tempo nesse hábito nocivo, conheça o aplicativo Dei Um Tempo e faça isso de uma segura, agradável e flexível. Saiba mais.

47 visualizações0 comentário