Fumar causa queda de cabelo? (O que nunca te contaram!)

Todos sabem que o tabagismo é um fator de risco para inúmeras doenças. Mas você sabia que fumar causa queda de cabelo?


Apesar de ser pouco comentado, esse é um efeito bastante comum. Portanto, se os seus cabelos estão caindo e você é fumante, saiba que o cigarro pode ser a causa!

A calvície é um dos riscos de fumar que não estão estampados nas carteiras de cigarro. No entanto, sem dúvidas esse é um grande motivo para largar o mal hábito, tendo em vista que é algo que afeta diretamente a autoestima das pessoas.

A queda de cabelo quando está muito acentuada provoca problemas de autoaceitação e confiança. Posteriormente, isso pode evoluir para transtornos emocionais mais sérios, prejudicando (ainda mais) a qualidade de vida do fumante.


Quais são as causas mais comuns de queda de cabelo?


Se você sofre com queda de cabelo, já deve ter ouvido muitos conselhos sobre isso, além de inúmeras possibilidades de causas para o problema.

No entanto, há uma grande probabilidade de ninguém ter te avisado que fumar causa queda de cabelo, e que esse poderia ser um dos motivos.

Mas, é claro que o cigarro não é o único responsável pelos “espaços em branco” na sua cabeça. Por isso, citaremos abaixo outros fatores que contribuem para que isso aconteça. Veja abaixo:

· Excesso de testosterona;

· Estresse e ansiedade;

· Falta de vitaminas;

· Genética;

· Uso de medicações;

· Alimentação inadequada;

· Problemas de saúde.


Como o cigarro afeta o cabelo


Fumar causa queda de cabelo por causa das inúmeras substâncias tóxicas presentes no cigarro, que fazem com que a circulação sanguínea fique prejudicada. Portanto, o oxigênio não consegue chegar corretamente em diversas partes do corpo, incluindo o couro cabeludo.

E para que os cabelos cresçam saudavelmente é preciso que essa região esteja bastante vascularizada.

O hábito de fumar também pode causar inflamações no couro cabeludo e, por isso, os fumantes têm maiores probabilidades de ter problemas como psoríase, dermatite seborreica, oleosidade excessiva e outras condições.

Embora tenhamos visto que o cigarro não é a única causa para a queda de cabelo, não podemos negar que ele pode piorar a condição de quem está passando por isso. Além disso, os fios podem ficar mais ralos e quebradiços, prejudicando ainda mais a estética.

Ainda que o fumante cuide bem dos fios, use os melhores produtos capilares e vá aos mais bem conceituados salões de beleza, seus cabelos nunca terão o mesmo brilho e força que o de um não fumante.

Por fim, não podemos deixar de alertar que os fumantes passivos também podem ter as madeixas prejudicadas pelo cigarro, ainda que indiretamente. Isso acontece porque a fumaça afeta negativamente os fios - conforme aponta pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

A fumaça em contato com o cabelo deixa um cheiro ruim e ainda altera a textura dos fios. Como consequência pode haver desidratação, enfraquecimento, pontas duplas e quebra. Os danos são piores se a exposição for prolongada.


Ok, fumar causa queda de cabelo. Mas você sabia que também pode deixar os fios brancos mais rapidamente?


Agora você já sabe que fumar causa queda de cabelo. Mas, se você é fumante, infelizmente temos mais uma notícia desagradável para te contar: O tabagismo também está associado com o aparecimento precoce de fios brancos.

Alguns estudos mostram que fumantes têm 2,5 maior risco de ficar com os cabelos grisalhos antes dos 30 do que não fumantes.

Uma pesquisa publicada no British Journal of Medicine avaliou 606 jovens com menos de 30 anos. Entre os participantes, havia 268 homens e 338 mulheres, sendo 152 fumantes de cada gênero.

E os resultados desse estudo sugerem que realmente há uma relação entre tabagismo e cabelo branco, tanto no sexo masculino quanto no sexo feminino. A associação entre o cigarro e a calvície em homens também foi outro ponto levantado.

Reforçando esse estudo, outra pesquisa mostrou que os fumantes pesados têm maiores probabilidades de desenvolver calvície.

Sendo assim, se você quer evitar a queda de cabelo ou que os poucos fios que sobrem na sua cabeça fiquem brancos antes do tempo, é fortemente recomendado interromper o hábito de fumar.


Mitos e verdades sobre a queda de cabelo


Na internet há muitas fake news sobre queda de cabelo, bem como receitas milagrosas para resolver o problema, mas que na verdade não funcionam. Pensando nisso, resolvemos esclarecer alguns pontos e te contar o que é verdade ou mentira sobre esse assunto. Confira!

· Lavar o cabelo todos os dias faz ele cair? MITO. Inclusive, alguns especialistas recomendam uma boa higienização dos fios para desobstruir os poros e facilitar o crescimento.


· Pentear o cabelo todos os dias provoca queda? MITO. Na verdade, quando penteamos o cabelo, alguns fios que já estão soltos tendem a cair naturalmente, mas isso não significa que é culpa do pente.


· Os cabelos crescem com maior rapidez no verão? VERDADE. O sol estimula o crescimento, e como nessa estação nos expomos mais a luz solar, os cabelos tendem a crescer mais.


· A caspa pode causar queda de cabelo? VERDADE. Por isso é importante cuidar do problema assim que ele for identificado. Shampoos anticaspa costumam ser bastante eficazes.


· Usar bonés e chapéus faz cair o cabelo? MITO. Na verdade, o uso frequente desses acessórios pode agravar algumas doenças como a dermatite seborreica, por exemplo, e isso pode ser um fator de queda.


Considerações finais


Se você está tendo queda de cabelo, o mais recomendado é procurar a avaliação de um especialista para saber com certeza qual é a origem do problema. Nesse caso, é indicado consultar um dermatologista.

Mas, se você é fumante e quer saber se essa pode ser uma das causas dos seus fios estarem caindo, é aconselhável dar um tempo no cigarro para ver se a queda para ou diminui.

Caso precise de ajuda para interromper por um tempo o hábito de fumar, conte com o apoio do aplicativo Dei Um Tempo. Ele contém um método único, agradável e flexível que pode te ajudar a suspender o tabagismo dedicando-se apenas 15 minutos por dia.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo