Conhaque combate à gripe?

Atualizado: 25 de mai. de 2021

Em tempos de Fake News é preciso confirmar todas as informações que circulam pela web. Devido à pandemia, diversas inverdades e curas milagrosas estão sendo publicadas. Um exemplo delas é que o álcool é capaz de combater vírus.

Mas será que isso é verdade? O conhaque combate à gripe mesmo? E quanto ao coronavírus, bebidas alcoólicas previnem a doença?

A resposta para essa e outras perguntas você vai encontrar no post de hoje. Continue a leitura e confira.


Conhaque x Coronavírus


Após o Governador de Nairóbi distribuir conhaque em kits de suprimentos durante a pandemia do novo coronavírus, a ideia de que essa bebida ajuda combater o vírus foi difundida em todo o mundo e tomada como verdade.

Mike Sonko (governador) disse que a bebida ajudaria a "matar" o vírus, sendo esse o motivo da distribuição do item para a população carente da região.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o consumo de álcool não ajuda a combater nem matar o vírus da COVID-19, além de ter potencial de reduzir a eficácia do sistema imunológico.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também informou que o consumo de álcool diminui a eficácia na resposta do sistema imunológico, além de reforçar que nenhum tipo de bebida alcoólica atua no combate ao novo coronavírus.


O conhaque cura gripe?


A crença de que o conhaque combate à gripe vem desde os nossos antepassados. Muito provavelmente, você já escutou de uma pessoa mais velha que tomar uma dose de conhaque iria te livrar dos sintomas da gripe e do resfriado.

É fato que a medicina popular deve ser valorizada, no entanto, nem tudo pode ser seguido ‘ao pé da letra’.

Na verdade, as bebidas alcoólicas prejudicam o nosso sistema imunológico, fazendo com que nosso corpo demore mais para se recuperar de gripes, resfriados e outras infecções. Entenda:

O sistema imunológico é o responsável por defender o nosso organismo de invasores prejudiciais, tais como bactérias e vírus. Quando ele identifica um agente patogênico, começa a se defender e atacar, tentando neutralizar a ameaça.

Todo esse processo é fundamental para manter uma pessoa saudável e livre de doenças. No entanto, algumas coisas são capazes de enfraquecer o nosso sistema imune, sendo o álcool uma delas.

Essa substância é imunossupressora, ou seja, tem potencial para debilitar as defesas do corpo, facilitando o adoecimento.

Portanto, quando tomamos bebidas alcoólicas em excesso, o organismo não consegue identificar o surgimento de agentes causadores de doenças e, por isso, não é capaz de combatê-los.

Quando estamos com gripe, normalmente não conseguimos nos alimentar direito, pois nos sentimos fracos e sem apetite. E tomar uma dose de conhaque (ou qualquer outra bebida com álcool) nesse momento, pode prejudicar ainda mais a sua saúde, deixando a imunidade mais fraca.


Então respondendo de forma clara e objetiva: O conhaque combate à gripe? Não!


Quando estamos gripados, precisamos manter nosso corpo hidratado. E as bebidas alcoólicas provocam o efeito contrário, causando a desidratação.

É por esse motivo que os profissionais da saúde não recomendam a ingestão de álcool em caso de gripes e resfriados, já que pode agravar o quadro, piorando os sintomas.

Para os que não dão a devida importância para essa doença, segue um alerta da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS):

“A influenza sazonal, também conhecida como gripe, é uma doença que pode levar a sérias complicações que exigem hospitalização e podem até causar a morte. As pessoas frequentemente não reconhecem sua gravidade, confundindo-a com resfriados, mas a cada ano cerca de 772 mil pessoas são hospitalizadas e entre 41 mil e 72 mil morrem em consequência da doença na Região das Américas.”

Além disso, ao consumir esse tipo de bebida você também corre o risco de desenvolver outras doenças, como problemas renais, hepáticos, danos ao sistema nervoso central e até mesmo a dependência química.

Quem já sofre com alguma outra condição, como hipertensão, diabetes ou problemas no coração, deve ficar ainda mais alerta com o consumo de conhaque estando gripado, pois pode sofrer danos mais sérios.


Conhaque com limão cura a gripe?


Algumas pessoas acreditam que associando o conhaque com elementos naturais como mel e limão criarão um “booster” para a imunidade.

No entanto, isso é apenas ilusório, pois todo o efeito benéfico que os ingredientes naturais podem proporcionar para a nossa saúde são neutralizados ou “desperdiçados” com a adição do álcool.

Também é importante alertar que essas “receitas” não devem, de maneira alguma, serem oferecidas para gestantes, menores de cinco anos, idosos e pessoas com condições crônicas, como diabetes ou doenças pulmonares e cardíacas, pois estes são considerados grupos de risco da gripe.

Além disso, a ingestão de álcool pode trazer danos graves e irreversíveis à gestação e ao feto.


Conhaque atua como antitérmico?


É normal sentir frio quando estamos com gripe, isso acontece por causa da febre, um dos sintomas da doença.

Porém, algumas pessoas tomam o conhaque para “esquentar o corpo” e se livrar dessa sensação febril que tanto incomoda.

No entanto, o álcool não é capaz de controlar a temperatura do corpo, e muito menos regular a febre. Isso é feito somente com remédios antitérmicos, como a dipirona e o paracetamol, por exemplo.

E quando o médico receita esses medicamentos, é ideal evitar o consumo de bebidas alcoólicas, levando em consideração que elas podem cortar o efeito da medicação, prejudicando o seu tratamento e recuperação.


Conheça bebidas que realmente podem melhorar a gripe


Agora que você já sabe que o conhaque não combate à gripe, conheça outras bebidas que realmente podem te fazer sentir melhor enquanto estiver gripado.

· Sucos com Vitamina C: Laranja, limão e acerola.

· Chás expectorantes, antioxidantes e anti-inflamatórios: Gengibre, laranja, limão, alho, romã e própolis.

· Água: Tomar água é extremamente importante para curar gripe mais rápido, especialmente quando está associada a febre. Ela mantém o corpo hidratado, alivia os sintomas e acelera a recuperação do organismo. E o melhor: é natural, não é caro e não possui contraindicações.

Quer saber mais sobre os efeitos do álcool? Leia outros artigos do nosso blog sobre o assunto:

· Bebida alcoólica abaixa a imunidade? Descubra! (deiumtempo.com)

· Parar de beber emagrece? (deiumtempo.com)

· O alcoolismo é hereditário? Tem cura? (deiumtempo.com)

· Simpatia para parar de beber. Será que funciona? (deiumtempo.com)

· Consumo de álcool cresceu durante a pandemia de COVID-19 (deiumtempo.com)


Quer dar um tempo no álcool, click aqui!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo