• Texty

Como substituir o álcool na balada?

Atualizado: 26 de mai. de 2021

É comum associar diversão com bebidas alcoólicas, sobretudo quando se está com amigos ou com colegas de trabalho. Esse consumo é frequente em festas, baladas, raves e encontros em geral.


Muitas pessoas acham até difícil substituir o álcool por causa do efeito de relaxamento e diminuição de estresse que ele traz. Contudo, esse efeito também pode gerar consequências prejudiciais, como dependência e doenças.


Segundo a Organização Mundial de saúde, 3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo inteiro por conta do consumo de álcool.


Além disso, o álcool é um fator causador de mais de 200 doenças e lesões. São assustadores todos esses dados, não é?


Se você faz parte do grande número de pessoas que não consegue desassociar o álcool e diversão, continue a leitura deste artigo. Vamos te ajudar a ver como isto é possível.


Pratique esportes

Quando nos dedicamos a um esporte com seriedade, aprendemos a ter um compromisso maior com a nossa própria saúde. Sabendo disso, fica mais fácil de controlar ou evitar o consumo de álcool em festas.


A Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) dos Estados Unidos alerta que o álcool e atividades físicas são incompatíveis.


À primeira vista, as bebidas alcoólicas parecem não gerar grande efeitos, mas com o tempo seus efeitos são notáveis:


  • Diminuição de performance;

  • Baixa recuperação;

  • Diminuição da força, rapidez e da qualidade das habilidades motoras.


Assim, considere preparar sua mente e corpo para resistir à tentação quando estiver em baladas, raves ou qualquer ambiente em que o consumo de álcool esteja presente.


Experimente bebidas sem álcool

Nesses eventos, você não precisa beber só suco, água ou ficar sem beber nada. Saiba que existem alternativas que substituem o álcool e podem manter você animado(a), além de ter um ótimo sabor e ser saudável. Veja abaixo algumas alternativas:


Kombucha

Esta é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto ou verde com bactérias e levedura. O resultado é um sabor ácido e adocicado ao mesmo tempo.

A Kombucha possui alto índice de antioxidantes, vitaminas do complexo B, ajuda a melhorar o sistema imunológico, dentre outros benefícios.


Vinho sem álcool

Talvez você não saiba, mas já existe o vinho sem álcool. Ele é feito pela fermentação natural da uva e depois é desalcoolizado.

Como resultado, tem-se um vinho com gosto licoroso para os suaves, e rascante para os secos. E o melhor é que não possui nenhuma restrição de consumo.


Cerveja sem álcool

O mercado das cervejas sem álcool só tem crescido, assim, já é possível encontrá-las em qualquer lugar. Algumas das opções são:


  • Heineken 0.0

  • Brahma sem álcool

  • Paulaner Hefe-Weiss Alkoholfrei sem álcool

  • Bitburger Drive sem álcool

  • Estrella Galicia sem álcool

  • Itaipava sem álcool

  • Bavaria sem álcool

Segundo a nutricionista Alessandra Luglio em entrevista para a Veja Saúde, após a retirada do álcool, todos os nutrientes provenientes dos cereais não maltados, cevada e lúpulo são mantidos.

Portanto, você pode consumir sem peso na consciência e ainda nutrir o seu corpo de forma saudável.


Mocktails

O nome mocktail é a junção das palavras mock (falso) e cocktail (coquetel). Essa bebida é a mistura de sabores para fazer um drink totalmente sem álcool.

Esse tipo de coquetel tem feito muito sucesso nos últimos anos. Isso porque os bartenders trabalham cada vez mais para tornar o sabor mais agradável e o drink estiloso.

O mocktail permite que você tenha o prazer de segurar um coquetel na mão sem perder o glamour. Isso não é demais?


Switchel

O Switchel é uma bebida isotônica que combina somente o vinagre de maçã, raspas de gengibre, mel e água. Dessa forma, o resultado é um sabor exótico, misturando o doce, ácido e o picante.

Ela tem feito muito sucesso desde 2018 e conquistado o gosto de muitos brasileiros que desejam se abster do álcool.

A lista de benefícios da Switchel é longa, podemos citar algumas: Melhora a concentração, regula o metabolismo, equilibra o pH do corpo, tem efeito anti-inflamatório, melhora o sistema imunológico e a digestão.


Faça meditação

Se você bebe porque fica muito estressado(a) quando está diante de muitas pessoas, existe uma técnica muito boa para gerenciamento de estresse: a meditação.


Frequentemente nossa mente fantasia situações, nos preocupando e causando tensão ao nosso corpo. Esta técnica prepara seu corpo para relaxar quando o estresse quiser tomar conta.

Jon Kabat-Zinn na revista Psychology Today conta que “a meditação é disciplina de treinar a mente para desenvolver maior calma e, então, usar essa calma para trazer uma visão mais clara de nossa própria experiência no momento.


Cientistas da Universidade College London testaram a técnica da meditação com alguns participantes da pesquisa e observaram que eles conseguiram beber 1,5 litros de cerveja a menos do que haviam bebido antes da pesquisa.


Reveja suas amizades

Costumamos acreditar que temos controle de nossas atitudes, mas muitas delas dependem de amigos e da família.


Um estudo sobre Persuasão, influência e valor conduzido por Emily Falk e Christian Scholz revelou que nossos amigos nos influenciam sempre, seja de forma consciente ou não.


Temos a necessidade natural de sempre querermos pertencer a algum grupo. E, algumas vezes, esse sentimento pode nos fazer ceder a certos hábitos para que sejamos aceitos.


Além disso, pode haver uma pressão causada por amigos com quem andamos acompanhada de zombaria quando há recusa e isso nos faz ceder.


O contato constante com pessoas que costumam ter certos vícios também pode nos levar a imitá-los inconscientemente.


Deste modo, reveja quem você escolhe para ser seus amigos. Você não precisa só de amigos que bebem o tempo todo. Procure escolher também aqueles que querem o seu bem-estar e sabem ser divertidos mesmo sem o álcool.


Outros métodos

Existem diversos outros métodos para te ajudar a diminuir o consumo de álcool, mas que tal pegar um que reuniu as principais dicas como estas em uma jornada por tempo determinado, sem a pressão de ter que parar para sempre, junto com pessoas que estão buscando o mesmo desafio? Aproveite para testar nossa plataforma gratuitamente por 28 dias e descubra mais soluções para lidar com a falta de bebida alcoólica.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo