Como a meditação e a respiração podem ajudar a parar de beber ou fumar?

Atualizado: 22 de set. de 2021

Você sabia que a meditação é capaz de ajudar a interromper hábitos nocivos como o tabagismo e o consumo abusivo de álcool?

Apesar de pouco comentado, essa prática é bastante eficaz para aqueles que estão em busca de parar de fumar ou beber.

Mas como isso funciona?

É muito simples!

Por meio da meditação as pessoas conseguem atingir um estado de atenção plena. Isso permite que elas vejam com maior clareza as situações e verifiquem as consequências de seus atos além dos prazeres momentâneos de acender um cigarro ou tomar uma dose de álcool.

Ao meditar é como se os praticantes tirassem uma venda dos olhos, possibilitando que eles enxerguem outros pontos de vista.

Quer saber mais sobre essa prática terapêutica? Continue a leitura.


O que é meditação?

Podemos dizer que a meditação é um exercício no qual uma pessoa usa técnicas para focar seus pensamentos em objetos, sensações ou atividades específicas, a fim de atingir um estado de clareza mental e emocional.

A prática envolve relaxar o corpo, desacelerar a mente e controlar a respiração para obter calma e tranquilidade.

Em outras palavras, a meditação visa limpar a mente, promovendo autoconhecimento, autoconsciência e muitos outros benefícios.


Entenda a dependência química

A dependência química é considerada uma doença crônica que geralmente afeta pessoas que consomem regularmente certas substâncias - como é o caso da nicotina e do álcool, tópico central deste artigo.

Sendo assim, a pessoa que está doente não é capaz de controlar o vício, ou seja, ela não consegue beber socialmente ou não consegue ficar muito tempo sem fumar.

Há vários tipos de tratamentos para a dependência química, dentre eles podemos citar os medicamentos, terapias, o método Dei Um Tempo e até mesmo a desintoxicação hospitalar.

No entanto, o uso de alternativas naturais tem sido explorado como método terapêutico, dentre eles vamos destacar a meditação.


Como a meditação ajuda a parar de beber e fumar

A ciência já sabia que a dependência química estava relacionada com a incapacidade de autocontrole (o que é um dos benefícios promovidos pela prática da meditação).

Sendo assim, em um estudo feito com 60 estudantes, os participantes que meditaram reduziram 60% o consumo de cigarros. E de acordo com os pesquisadores o resultado se dá pelo fato de que a meditação promove o autocontrole.

As pessoas que são dependentes de álcool e cigarro geralmente não consomem essas substâncias só por prazer, mas em parte porque sentem necessidade de camuflar emoções, sentimentos, traumas e outras experiências negativas.

Dessa forma, meditar ajuda a processar essas situações, lidar com os sentimentos e encontrar o equilíbrio emocional. Como consequência, as pessoas não sentem mais a necessidade de fumar ou beber.

É importante mencionar que a meditação não substitui os tratamentos convencionais, principalmente em casos mais severos de alcoolismo e tabagismo. No entanto, é possível sim conseguir se livrar do que não te agrega sem precisar tomar medicamentos. Muitos já conseguiram!

E mais do que isso, esse prática pode te ajudar em outros aspectos da vida, já que promove muitos benefícios. Dentre eles podemos citar:

· Diminuição do estresse;

· Redução dos sintomas da depressão;

· Auxilia no controle da ansiedade;

· Promove equilíbrio emocional;

· Contribui para o autoconhecimento;

· Aumenta o foco e por consequência a produtividade;

· Melhora a memória;

· Promove um sono de maior qualidade.


A meditação também pode ser praticada pelos familiares dos dependentes?

A intenção desse artigo é ajudar dependentes de álcool e nicotina a se livrarem do hábito nocivo. Entretanto, conforme vimos anteriormente, a meditação promove muitos outros benefícios além de ajudar no combate aos vícios.

Dessa forma, a prática é indicada para qualquer pessoa que deseje obter essas vantagens. Além disso, meditar ajuda também os indivíduos que possuem outros tipos de dependências, não só relacionadas ao cigarro e álcool.

Por exemplo, quem é viciado em jogos, pornografias, drogas ilícitas e outros tipos, também pode se beneficiar da meditação.


Como fazer a meditação para a cura dos vícios?

Primeiramente é preciso alertar que a meditação ajuda sim a superar os vícios, mas é preciso que ela seja feita continuamente. Isso significa que meditar uma vez ou outra não vai adiantar e muito menos te livrar das bebidas alcoólicas ou do cigarro.

Esse é um hábito que deve ser incorporado na sua rotina e realizado com constância. Somente assim você pode obter os seus benefícios, fortalecer a sua mente e manter o autocontrole diante das situações de gatilho que podem influenciar na recaída.

Sendo assim, a prática regular ajuda a entender melhor as emoções, promovendo autoconsciência e facilitando que o dependente encare as situações problemáticas da vida sem ter que recorrer ao uso dessas substâncias prejudiciais à saúde.

A meditação nos permite focar mais no que está acontecendo ao nosso redor e a nossa percepção sobre isso. Pensar antes de agir é fundamental para evitar o impulso ou ser influenciado diante de eventos e situações.

Sendo assim, é possível ponderar se uma ação realmente vale a pena ou não. Quando um meditador percebe que está confuso e sua percepção está comprometida, ele automaticamente se concentra no que está acontecendo ao seu redor e resiste as tentações.


Mas como fazer a meditação?

Agora você já sabe a importância da meditação, como ela pode te ajudar e a frequência que deve ser realizada.

Mas, se você é totalmente iniciante e nunca praticou antes, é normal estar totalmente perdido sem saber por onde começar.

Pensando nisso, reunimos alguns vídeos do Youtube que ensinam a meditação guiada para a libertação de vícios, incluindo a dependência em tabaco e álcool.

Deixaremos a lista abaixo, entretanto, recomendamos que você também faça a jornada disponibilizada no App Dei Um Tempo para alcançar maiores resultados e permanecer focado no seu objetivo.

Esse programa foi formulado por especialistas em saúde e hábitos nocivos, é um método totalmente flexível, seguro, privado e agradável. Experimente!


310 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo