Bebidas alcoólicas e os prejuízos ambientais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 2,3 bilhões de pessoas consumam álcool atualmente. O consumo representa mais da metade da população das Américas, Europa e Pacífico Ocidental.


O Brasil é o 5º país da América Latina que mais consome bebidas alcoólicas e ocupa a décima posição no ranking mundial.


Todos já estão cientes dos impacto que o álcool pode ter no corpo humano, principalmente quando tomado de forma abusiva.

Mas além da saúde física, o consumo abusivo de álcool também é capaz de afetar negativamente a vida social, a saúde mental, a carreira profissional e outros aspectos da vida de um indivíduo.

Mas o foco do artigo de hoje está em um tópico pouco comentado: Você já parou para pensar em como o hábito de tomar bebidas alcoólicas pode interferir no planeta?


O álcool, como qualquer outro item que nós consumimos, demanda diversos recursos naturais em sua fabricação. Uma produção em massa (de um item que não é essencial) pode trazer um impacto significativo no meio ambiente.

O que acontece com todas essas embalagens após o consumo? Como é feito o descarte? Quanto desse material é reciclado?

Nesse post você vai conhecer os prejuízos ambientais causado pelo consumo de bebidas com álcool. Confira!


Consumo de bebidas alcoólicas e os impactos no meio ambiente


A produção de álcool impacta negativamente o planeta de diferentes formas. O problema começa com o plantio dos itens necessários para a sua produção, tais como grãos, batatas, arroz, cana-de-açúcar e agave.

Cada um desses insumos demanda grandes quantidades de água, fertilizantes, terra e uso de máquinas. Continue a leitura e entenda melhor os impactos gerados em diversas etapas, desde a produção até a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas.


Consumo de grandes quantidades de água


As irrigações das plantações para produção de álcool utilizam grandes quantidades de água. Conforme aponta uma matéria do jornal inglês Independent, uma garrafa de cerveja de 500ml usa 148 litros de água na sua fabricação e uma única taça de 125ml de vinho 110 litros.

Há empresas realmente preocupadas com essa questão, mas não apenas por causa do meio ambiente. Isso porque uma pesquisa revelou que 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis

Sendo assim, já é possível encontrar no mercado opções menos prejudiciais ao planeta, que utilizam apenas cinco litros de água para fabricação de um litro de cerveja.

Mas, infelizmente, a quantidade de água não é o único problema. Veja mais abaixo:


Pegada de carbono


As atividades das indústrias de bebidas alcoólicas são responsáveis por grandes quantidades de pegada de carbono - medida de dióxido de carbono produzido.

Esse gás contribui para o efeito estufa (aumento da temperatura da Terra causado pela retenção do calor por certos gases atmosféricos).


Impactos gerados no plantio e colheita


O problema ambiental já começa com as plantações dos insumos utilizados para fabricar a bebida alcoólica.

Enormes quantidades de agrotóxicos são usados no cultivo, afetando negativamente o solo e as águas próximas das áreas de plantio – podendo se infiltrar nos lençóis freáticos.

Os trabalhadores desses plantios e colheitas colocam a saúde em risco por causa do uso de pesticidas e fertilizantes químicos.

Outros prejuízos estão relacionados com o desgaste do solo, desmatamento, empobrecimento dos nutrientes pela absorção que as plantas fazem durante seu crescimento e falta de manutenção correta no plantio e replantio.

Na colheita são utilizados maquinários que foram fabricados com metais produzidos a partir de mineração. Sendo a queima de combustível fóssil mais um fator que causa impactos ambientais.


Lixo


Para chegar sem avarias aos pontos de venda, as bebidas alcoólicas são embaladas em plásticos e caixas de papelão. Embora sejam itens recicláveis, muitos não são reutilizados pelo descarte incorreto.

As garrafas e latas também não são descartadas corretamente. Quem nunca encontrou alguma jogada pela praia?

Além disso, quando esses materiais são quebrados ou danificados, há a necessidade de fabricar mais para suprir a demanda.

E apesar das constantes campanhas de conscientização para reciclagem das embalagens utilizadas, todo o lixo gerado pelo consumo de álcool ainda afeta significativamente o planeta.

A distribuição de todas essas bebidas, que geralmente é realizada por caminhões, gera mais gastos de recursos naturais - combustíveis fósseis. E sua queima durante o transporte também traz impactos.


Como posso contribuir para reduzir o problema?


As pessoas estão mais conscientes sobre o que comem e usam, mas chegou o momento de se preocupar também com o que bebem. A sustentabilidade é uma questão em alta, e o conceito agora abrange até mesmo as bebidas alcoólicas.

Consumidores de álcool conscientes também devem considerar os impactos da bebida no meio ambiente além dos danos causados à saúde.

Sendo assim, uma excelente alternativa é escolher indústrias preocupadas com as questões ambientais.

Você sabia que é possível comprar “bebidas orgânicas”? Esse é o nome dado para as bebidas que foram produzidas sem tantos danos ambientais durante o seu processo de fabricação.

Existem até mesmo lojas especializadas em venda desse tipo de produto. A vantagem é que eles são produzidos com ingredientes naturais, sem o uso de agrotóxicos e com o menor uso de água possível.

Se for comprar cerveja, dê preferência para as latas. 97,7% dos alumínios utilizados no Brasil são reciclados. Se for possível escolha os produtos que tenham opções de embalagens retornáveis.

Para contribuir com o planeta também é fundamental descartar as embalagens (garrafas de vidro, latas de alumínio, plásticos, papelão...) na lixeira correta para a coleta seletiva. Verde para vidros, amarelo para metais, vermelho para plásticos e azul para papéis.


Por fim, o mais importante: evitar o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.


A maneira mais efetiva de colaborar com o meio ambiente é reduzindo o consumo abusivo desse tipo de bebida.

No entanto, se você está com dificuldades para controlar a ingestão de álcool, saiba que pode contar com o apoio do App Dei Um Tempo.

Ele vai te ajudar a alcançar o seu objetivo de forma leve, flexível e descontraída. Você precisa se dedicar apenas 15 minutos por dia para melhorar a sua saúde e a do planeta. Vamos lá?!

19 visualizações0 comentário