Beber ajuda a dormir melhor? Descubra!

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia atinge 73 milhões de brasileiros. Para essas pessoas, dormir 8 horas por noite é luxo.

Por isso, quem sofre de insônia está disposto a tudo para ter uma boa noite de sono, inclusive utilizar bebidas alcoólicas. Mas será que beber ajuda a dormir melhor?

Muitas pessoas relatam que após tomarem algumas doses de álcool se sentem com muito sono e dormem rapidamente.

Não é à toa que muitos recorrem a esse tipo de bebida para driblar a insônia. Se você é da turma que usa esse recurso para evitar noites mal dormidas, é melhor reavaliar a estratégia.

O álcool pode até fazer com que você pegue no sono, no entanto, isso não significa que você terá uma boa noite de descanso. Há uma enorme diferença entre apenas dormir e ter um sono de qualidade.

Por acaso você já dormiu por horas e no outro dia acordou mais cansado do que antes, como se não tivesse dormido?

Se você tem o hábito de beber antes de dormir, essa pode ser uma das causas.

Continue a leitura e descubra por qual motivo a bebida alcoólica é inimiga de quem tem insônia.


Como o álcool afeta o sono


Conforme aponta um estudo publicado na revista JMIR Mental Health duas taças de vinho por dia são suficientes para reduzir a qualidade de sono em até 40%.

Além disso, altera a frequência cardíaca, fazendo com que o sono não seja reparador (por isso você acorda cansado no outro dia).

O álcool ainda provoca outros efeitos no sono, tais como:

· Desregula o ciclo do sono – que é composto por 4 fases;

· Ocasiona despertares frequentes em que você acorda diversas vezes durante a noite sem perceber;

· As bebidas alcoólicas possuem ação diurética, fazendo com que você levante várias vezes no meio da noite para fazer xixi;

· Pode induzir e agravar roncos (apneia do sono);

· Favorece pesadelos;

· Como o álcool também provoca desidratação, você pode ter necessidade de acordar para tomar água.

· Pode induzir o sonambulismo - fenômeno que ocorre com algumas pessoas, que se levantam dormindo, caminham, falam e realizam algumas atividades durante o sono, e geralmente não se recordam disso quando despertam. Definição de Oxford Languages

Se o indivíduo usar por um longo período bebidas alcoólicas para indução do sono, pode ser que depois de um tempo ele não consiga mais dormir sem a substância, gerando um quadro de dependência química.

Por isso, se você tem problemas para dormir, o ideal é procurar tratamento médico. Evite a automedicação ou a ingestão de álcool.


Conheça os perigos de associar medicamentos para dormir com bebidas alcoólicas


Muitas pessoas utilizam medicamentos para a insônia (alguns sem prescrição médica, infelizmente). No entanto, por inúmeros fatores, sentem a necessidade de associar a medicação com o consumo de bebidas alcoólicas, visando uma melhor noite de sono.

Acontece que, quando usadas em conjunto, essas duas substâncias oferecem um alto risco para o usuário, podendo levar à sedação excessiva e até mesmo causar parada respiratória.


Parei de beber e agora não consigo dormir, o que fazer?


Algumas pessoas que sofrem de insônia quando param de beber começam a sentir dificuldades para dormir.

Nesses casos, o ideal é voltar ao médico para readequar a dose ou até mesmo trocar a medicação. A avaliação é feita pelo profissional de acordo com as necessidades do paciente.

Mas, se você não toma nem um remédio para dormir, precisa saber que o organismo demora um tempo para se reajustar após um longo período usando o álcool para induzir o sono.

Além disso, é possível que o uso das bebidas alcoólicas tenha mascarado algum distúrbio do sono que precise ser tratado. Portanto, é sempre recomendado procurar um especialista para avaliação.

É importante ressaltar que a insônia não é só inconveniente. Ela aumenta o risco de algumas doenças como: problemas cardiovasculares, depressão, obesidade, dislipidemia (índices elevados de gordura no sangue), hipertensão, fadiga, depressão e ansiedade.

Uma boa noite de sono é essencial para a sua qualidade de vida e bem-estar. Portanto, confira abaixo algumas coisas que vão de ajudar a dormir melhor (sem precisar do álcool).


Hábitos que ajudam a dormir melhor


· Parar de comer duas horas antes de deitar-se;

· Não fazer refeições pesadas (gorduras, frituras...);

· Evitar a ingestão de cafeína por pelo menos 4 horas antes de dormir;

· Não tomar bebidas alcoólicas antes de dormir;

· Evitar o consumo de cigarro próximo ao horário de dormir;

· Não cochilar ao longo do dia;

· Tomar banho quente antes de dormir;

· Desligar aparelhos eletrônicos quando for dormir, pois a luz emitida por eles prejudica a formação da melatonina, hormônio do sono.

· Manter os pés aquecidos.


Bebidas que ajudam a ter uma boa noite de sono


· Chá de camomila: A planta possui propriedades calmantes que ajudam a dormir;

· Suco de cereja: Ajuda na formação de melatonina.

· Chá de hortelã: Atua como um calmante natural, auxiliando a pegar no sono;

· Chá de valeriana: A valeriana possui ação sedativa, por isso é usada até mesmo em remédios para insônia e alívio do estresse e ansiedade;

· Tomar leite morno: Isso não é só coisa de vó, o leite quente realmente ajuda a dormir pois contém triptofano;

· Chá de erva-cidreira: Melhora a qualidade do sono, estresse e ansiedade.

· Chá de passiflora (derivado do maracujá): Assim como a valeriana, a passiflora está presente em diversos medicamentos para insônia e ansiedade. Alguns, inclusive, combinam as duas substâncias para potencializar os resultados, ajudando a relaxar e dormir melhor.


Em resumo, o pensamento de que beber ajuda a dormir melhor é mito.

No entanto, para os que insistem em beber à noite, os especialistas recomendam que o consumo seja moderado e que haja um intervalo de pelo menos três horas entre a última dose e a hora de dormir. Isso vai ajudar a reduzir os efeitos da substância sobre o sono.

Por fim, vale ressaltar que a baixa qualidade do sono não é o único problema causado pelo consumo de bebidas alcoólicas.


Quer saber mais? Então confira esse artigo: Efeitos do álcool no organismo: o que causa além de sintomas.


Se quiser saber como dar um tempo no álcool, click aqui!!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo