Autoestima: O que é e como pode melhorar sua vida

Certamente um dos assuntos mais presentes nas conversas dessa geração é a autoestima.


Provavelmente você mesmo já tenha ouvido esse termo em rodas de amigos ou nas redes sociais, visto que a relevância desse conceito se dá porque ela é a definição de como as pessoas lidam com elas mesmas.


Como também, devido à baixa autoestima que acomete inúmeras pessoas, comprometendo suas metas e realizações.


Dessa forma, a autoestima é algo intrínseco do ser humano e fundamental para o seu bem estar e qualidade de vida.


Se você está lutando contra a dependência do álcool ou do cigarro e desconhece a importância de ter uma alta autoestima, é hora de conhecer detalhadamente esse assunto.


Fique conosco até o final deste artigo e saiba mais!


O que é autoestima?


A autoestima significa o valor atribuído a si mesmo, o que é determinado pelo quanto a pessoa se conhece e como lida com seus defeitos e qualidades.


Desse modo, o nível de autoestima passa por dois pré-requisitos, o autoconhecimento e a autoaceitação.


● Autoconhecimento


Pelo autoconhecimento as pessoas conseguem ter uma melhor consciência de sua história, bem como entender em detalhes os aspectos da sua personalidade.


● Autoaceitação


Por sua vez, a autoaceitação é aceitar o que você conhece de si mesmo valorizando tanto as suas qualidades como defeitos, já que ambos fazem cada pessoa ser única.


Estes dois atributos levam as pessoas a construírem uma autoimagem correta.


Dessa forma, à medida que a pessoa se conhece e lida com quem é em seus diferentes aspectos, ela se torna confiante, elevando sua autoestima.


Quando alta, a autoestima é essencial para que a pessoa esteja bem consigo mesma, seja em frente ao espelho, nas relações e principalmente nos desafios propostos pela vida.


Mas quando baixa...


A baixa autoestima e suas causas


Basicamente, a baixa autoestima é a ausência do valor atribuído a si mesmo.


O histórico de experiências desagradáveis vividas pelas pessoas contribui para o surgimento dela.


Além disso, muitos em razão do pouco autoconhecimento e de não se aceitar como é, sofrem com a baixa autoestima, tendo sentimentos como insegurança, autodepreciação e dificuldades para encontrar algo de bom em si.


Dessa forma, ela também pode surgir devido à causas como:


● Dificuldades


Quando a pessoa se encontra em meio às dificuldades, não conseguindo encontrar soluções para sair delas, suas limitações ficam aparentes, dúvidas surgem e aos poucos a confiança e a autoestima que ela tem diminuem.


● Relações interpessoais


Ambientes que constantemente colocam a pessoa para baixo, também podem influenciar negativamente na autoestima.


Pelo desmerecimento feito através de críticas, a pessoa constrói uma imagem negativa, focando somente nos defeitos que possui.


● Comparação


Em tempos nos quais a vida alheia é facilmente acessada por meio das redes sociais, o risco das comparações entre as pessoas é grande.


Dessa forma, tanto no mundo real quanto nas redes, muitos comparam sua aparência, finanças e bens materiais, com os outros.


No entanto, a sensação dessa atitude não é das melhores, pois quando comparado os bastidores de uma pessoa com o palco de outra, a tendência é a pessoa que ainda está remando rumo ao seu objetivo se frustrar.


Principalmente, quando sua autoestima não está bem resolvida.


Sintomas de pessoas com baixa autoestima


A baixa autoestima é acompanhada de inúmeros sintomas, veja a seguir seis dos mais comuns entre eles:


1) Timidez em excesso


2) Necessidade de elogios externos


3) Perfeccionismo


4) Medo de enfrentar desafios


5) Não consegue lidar com as críticas


6) Medo da rejeição


Apesar de a baixa autoestima não ser uma doença , os sintomas dela podem se intensificar e contribuir na formação de quadros como depressão e ansiedade.


Práticas para elevar sua autoestima

Já parou para pensar que a grama do vizinho só é mais verde quando a sua está mal cuidada?


Bem, essa é a premissa para começar a elevar a sua autoestima, porque dificilmente será possível alterá-la com a ausência do compromisso de cuidar de si mesmo.


Também é importante entender que para conquistar a alta autoestima não basta apenas pensar positivo, mas ter atitudes coerentes com esses pensamentos.


Sendo assim, veja abaixo algumas dicas para elevar a sua autoestima.


Elimine o sentimento de culpa


Abandone a culpa pelas coisas passadas, todo o dia uma nova vida está disponível para você.


O passado presente impede o seu futuro, impedindo você de se sentir bem consigo mesmo.


Aprenda com os erros e melhore, e deixe qualquer fardo para trás.


Se interesse por você mesmo


Certamente existem coisas valiosas em você, busque ler livros, fazer cursos e acompanhar palestras que contribuam na sua dedicação em gostar de si mesmo.


Entenda que suas qualidades e limitações trabalham em harmonia para te tornar um ser único.


Por isso, não hesite em descobrir-se, desenvolver-se, pois o caminho para elevar a sua autoestima é de dentro para fora.


Se desafie e volte a se sentir bem


Apesar de não ser uma tarefa fácil, para conquistar a alta autoestima é preciso aos poucos sair da zona de conforto.


Tente coisas novas, cultive hábitos saudáveis e não tenha medo de errar.


Afinal, as falhas contribuem em seu desenvolvimento e sempre dão a chance de você tentar de novo, ainda com o bônus de saber o que não fazer.


Dessa forma, em pouco tempo nenhum sentimento negativo irá te guiar e você estará livre para ir em direção às suas metas e realizações.


A autoestima para vencer a dependência


Por fim, se você chegou até aqui é porque está decidindo ou até mesmo já decidiu dar um tempo no cigarro e na bebida, a fim de vencer a dependência.


Certamente, essa não é uma luta fácil e buscar elevar sua autoestima é fundamental para garantir o seu bem-estar enquanto luta pela qualidade de vida que é obtida sem a presença dos vícios.


Convidamos você a conhecer a nossa plataforma, ela vai te guiar em uma jornada temporária que vai te ajudar a restaurar sua autoestima para se livrar da dependência e viver a sua melhor versão!


Para acompanhar uma história inspiradora de quem superou, pelo fortalecimento da autoestima, a dependência do álcool e do tabaco, clique aqui veja essa história de superação!


23 visualizações0 comentário