Ao parar de fumar a pele melhora? Descubra os malefícios do cigarro para a pele.

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Se você é fumante há algum tempo ou começou recentemente e notou que a sua pele está diferente, saiba que não é só impressão sua.


O cigarro realmente modifica a pele, trazendo diversos prejuízos estéticos.

Isso quer dizer que além de trazer inúmeros malefícios para a nossa saúde, ele também gera impactos negativos na nossa aparência.


Mas será que se parar de fumar a pele melhora?

Se você não quer largar o hábito de fumar e está investindo em produtos cosméticos caros para compensar, fique ciente de que você pode estar jogando dinheiro fora.


Nem mesmos os melhores cremes do mercado são capazes de competir com os efeitos do cigarro na pele. A pele é o maior órgão do corpo humano e por ser externo é nele que percebemos com maior facilidade os impactos causados por fumar. A face é uma das regiões mais afetadas, já que possui a pele mais fina e delicada que as demais áreas.


Tudo isso afeta o emocional do fumante pois afeta a autoestima e gera ansiedade, o que faz com que a pessoa acabe fumando ainda mais, virando um círculo vicioso.


Se você está passando por isso, saiba que ainda há solução, continue a leitura que no final nós vamos te contar uma maneira de resolver esse problema. Entenda mais sobre o tema em 10 passos:


1. O uso de cigarro contribui para o envelhecimento precoce da pele.


O cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina, que é responsável por causar dependência. Mas além de viciar, a nicotina também estimula a produção de radicais livres no nosso organismo.


Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causando rugas e deixando a aparência da pele mais velha do que ela realmente é.


Portanto, se parar de fumar a pele melhora, pois você deixa de introduzir esses tóxicos no seu organismo, interrompendo os seus malefícios.


2. O cigarro também provoca perda de colágeno.


O colágeno ajuda a manter a estrutura dos tecidos evitando o surgimento de rugas e linhas de expressão. O nosso organismo é capaz de produzir essa substância naturalmente, mas o hábito de fumar provoca a perda do colágeno.


Portanto, se você quer manter uma aparência mais jovem deve largar o cigarro.


3. Fumar provoca manchas na pele, mas se parar de fumar a pele melhora e elas podem sumir.


Você sabia que o cigarro é capaz de provocar manchas na pele e deixar a tonalidade irregular? Isso acontece principalmente na face, que pode ficar com uma cor levemente acinzentada e opaca.


Ainda, as pontas dos dedos das mãos tendem a tornarem-se mais amareladas devido ao efeito da nicotina presente no cigarro. Mas a boa notícia é que se parar de fumar a pele melhora a tonalidade pode voltar ao normal.


4. O cigarro deixa os poros mais dilatados, piorando quadros de acne.


Tem gente que faz de tudo para ter uma pele lisinha e os poros fechados. Para isso muitos recorrem a procedimentos estéticos e dermocosméticos específicos.


No entanto, muitas vezes o motivo para os seus poros estarem dilatados é o hábito de fumar.

E como consequência disso, cresce a quantidade de cravos e acnes na face.


5. As chances de câncer de pele e outros é um dos principais malefícios do cigarro.


De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o cigarro possui em torno de 60 substâncias cancerígenas, dentre elas estão: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, além de resíduos de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas.


Por esse motivo, o hábito de fumar aumenta as chances de câncer de pele e em diversas outras regiões e órgãos.


No entanto, se parar de fumar a pele melhora e esses riscos diminuem. Para se ter noção, o risco de câncer de pulmão reduz 39% cinco anos após o abandono do cigarro.


6. Fumar pode causar rugas perto dos lábios conhecidas como “códigos de barra”.


Código de barra é uma expressão popular usada para nomear as linhas de expressão que aparecem em volta da boca.


Essas marcas se originam por causa da ação muscular, tendo em vista que os músculos do rosto são contraídos com frequência pelos fumantes. Ou seja, elas surgem devido ao movimento repetitivo que a pessoa faz ao tragar o cigarro.


Isso deixa a pessoa com uma aparência muito mais velha do que realmente é, prejudicando a autoestima e causando outros problemas emocionais, como a ansiedade.


7. O cigarro prejudica a cicatrização, mas se parar de fumar a pele melhora e esse problema se resolve.


Por causa das substâncias que estão presentes no cigarro, as pessoas que fumam possuem maior dificuldade para a cicatrização de machucados e feridas na pele.


Inclusive, é por isso que os médicos cirurgiões recomendam interromper o uso de cigarro caso o fumante precise passar por alguma cirurgia. No entanto, essa recomendação é válida para qualquer ferimento.


8. O cigarro também é responsável por provocar celulite.


Conforme aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o hábito de fumar também pode favorecer o surgimento de celulite.


A celulite nada mais é que um depósito de gordura que fica acumulado sob a pele e que além de provocar prejuízos estéticos também causa dores quando está nos estágios mais avançados.

Sendo assim, podemos concluir que se parar de fumar a pele melhora e as celulites diminuem.


9. Fumar causa olheiras, mas se parar de fumar a pele melhora e elas somem.


O hábito de fumar é responsável por piorar o aspecto das olheiras, isso acontece porque a circulação sanguínea fica prejudicada.


Por isso, algumas pessoas que já possuem esse problema podem notar uma piora da condição após começarem a fumar.


Mas a boa notícia é que se parar de fumar a pele melhora e a aparência das olheiras diminuem significativamente.


10. Quer parar de fumar e melhorar o aspecto da pele? Conheça o programa Dei um Tempo!


Conforme você pode ver ao longo desse artigo, o hábito de fumar além de prejudicar a sua saúde, também pode trazer diversos malefícios para a pele.


No entanto, esses problemas podem ser resolvidos, pois se parar de fumar a pele melhora consideravelmente.


Portanto, se você deseja largar esse hábito e melhorar a sua aparência se dedicando apenas 15 minutos por dia, conheça a Dei Um Tempo.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo