A importância da pausa em vários aspectos da vida

Com uma vida cada vez mais agitada, a impressão que temos é que as horas do dia são insuficientes para fazer tantas tarefas, sejam elas domésticas, do trabalho ou educacionais.

Ir no salão de beleza, meditar, praticar exercícios físicos ou fazer aquele exame de rotina. Essas são atividades simples e necessárias, mas que nem sempre conseguimos incluir em nosso cotidiano.

Mas a verdade é que fazer uma pausa pode ser benéfico em vários sentidos, e até mesmo divertido!

Apesar disso, poucas pessoas se atentam à importância de descansar, o que acaba prejudicando a saúde física e mental.

Com o início da pandemia do novo coronavírus e cada vez mais empresas adotando o sistema home office, ficou mais difícil ainda “desligar” das atividades laborais. Isso porque antigamente ao sair da empresa, parte das preocupações ficavam lá – o que não acontece hoje.

Se você sente que está precisando de uma pausa, continue a leitura. No post de hoje explicamos tudo o que você precisa saber sobre este assunto e como incorporar adequadamente esse hábito na sua vida.

Pausar não é procrastinar!

Primeiramente, precisamos deixar claro que o objetivo de fazer intervalos é aumentar a sua produtividade. Portanto, a intenção não é procrastinar a realização das tarefas, apenas dar uma pausa para “pegar fôlego” e impulso para concluir tudo com maior facilidade e ânimo.

Além disso, quando falamos de pausas nos referimos a dar um tempo em certas atividades que podem sobrecarregar e causar prejuízos, isso é diferente de tirar férias (embora também seja ótimo).

Benefícios de fazer uma pausa

É certo que a sua produtividade aumenta ao fazer uma pausa, seja ela nos estudos, no trabalho ou na rotina doméstica. Esse intervalo no cotidiano também proporciona outros benefícios. Veja os principais abaixo:

Ajuda a relaxar

Qualquer pessoa que passe muito tempo executando tarefas repetitivas sabe como isso é tedioso. Seja no escritório, em casa ou em qualquer outro ambiente de trabalho, a execução constante de tarefas é prejudicial à saúde mental.

As pausas proporcionam uma sensação de relaxamento e alívio. Inclusive, isso é uma excelente forma de reduzir a ansiedade e o estresse – que pode ter o esgotamento como causa.

Diminui a tensão e dores pelo corpo

Muitas pessoas sentem dores de cabeça ou ombros tensos no final do dia, e isso muitas vezes é causado pelo estresse diário.

Sendo assim, fazer breves pausas durante a execução das atividades é uma boa oportunidade para estimular o corpo, alongar os braços e as pernas e ativar a circulação sanguínea. Isso inclusive contribui para a melhora do bem-estar e qualidade de vida.

Maior interação com os familiares

Se você está em home office, as pausas podem ser uma excelente oportunidade para aumentar a interação com os seus familiares e estreitar o relacionamento.

Em uma rotina de trabalho agitada, muitas vezes a vida pessoal é negligenciada e isso pode acabar prejudicando a sua relação familiar.

Portanto, aproveite esses momentos de pausa para interagir com sua família, brincar com seus filhos, ajudá-los nas atividades escolares ou simplesmente tomar um café juntos, por exemplo.

Estimula a criatividade

A criatividade é muito importante, seja nos estudos ou no trabalho, levando em consideração que a inovação e a criatividade são aspectos fundamentais para o alcance de resultados.

Entretanto, é difícil para uma mente cansada ter ideias e pensar em soluções. Portanto, fazer uma pausa é crucial para ajudar a estimular a criatividade e clarear a mente.

Promove tomadas de decisões mais certeiras

É fato que é mais difícil tomar grandes decisões quando se está com a cabeça cheia de problemas. Se você já teve que decidir algo nessa situação, entende sobre o que estamos falando.

Fazer uma pausa pode ser crucial para pensar em soluções, argumentar com clareza, e assim tomar decisões melhores. Da próxima vez que tiver que resolver algo, faça um breve intervalo e note como isso vai ajudar a focar seus pensamentos e identificar as melhores saídas.

O que fazer nos períodos de pausa?

Agora você já sabe a importância de fazer uma pausa em diferentes aspectos da vida. Mas o que fazer durante esse intervalo?

Algumas opções são:

· Ler um livro;

· Assistir um filme/série;

· Praticar uma atividade física que você goste (dança, caminhada, andar de bicicleta...);

· Conversar com os amigos;

· Brincar com seus filhos;

· Cantar no karaokê;

· Jogar cartas ou jogos de tabuleiro com a família e amigos;

· Cozinhar;

· Meditar;

· Escutar músicas.

Método Pomodoro

Pomodoro é uma técnica de gerenciamento do tempo excelente para ajudar a fazer pausas no dia a dia. Desenvolvida por Francesco Cirillo no final da década de 1980, consiste em trabalhar por períodos de 25 minutos e depois fazer curtos intervalos.

O nome do método vem da palavra italiana pomodoro, que significa tomate e se refere ao popular temporizador culinário que tem a forma da fruta. A ideia central do pomodoro é descansar a mente para aumentar a produtividade e a concentração.

Para facilitar a adoção da técnica é possível contar com o apoio de diversos aplicativos para dispositivos móveis e extensões para navegadores de internet baseados nesse sistema. Inclusive, é possível alterar o tempo de trabalho para mais de 25 minutos e adaptar a duração dos intervalos de acordo com a sua necessidade.

Faça uma pausa do que não te agrega

É preciso parar e desacelerar de vez em quando. E isso não é exclusividade das pessoas bem-sucedidas financeiramente. Todos devemos respeitar o nosso corpo e mente, colocando-se como prioridade.

Sim, não é fácil dar uma pausa, mas o autocuidado é necessário e imprescindível para o desenvolvimento saudável. Deixar para “recarregar a bateria” quando já está esgotado mentalmente e fisicamente não é a melhor opção, pois pode ser necessário mais tempo e recursos para ficar bem novamente.

Sendo assim, além de ter intervalos diários na sua rotina também faça uma pausa de tudo o que não te agrega. Sejam pessoas tóxicas ou vícios como cigarros, bebidas alcoólicas e outras drogas.

Se você precisa de ajuda para se livrar ou interromper algum hábito nocivo, conheça a solução “Dei Um Tempo”. Um método simples, agradável e flexível que vai te ajudar a se reconectar com a sua melhor versão.





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo