11 coisas que ajudam a matar a vontade de fumar

Atualizado: 25 de mai. de 2021

De acordo com dados do Vigitel/2019, o Brasil tem em torno de 22 milhões de fumantes. Estima-se que uma grande maioria tenha real intenção de cessar o mal hábito.

Se você está tentando parar com o tabagismo, muito provavelmente deve ter passado por momentos de fissura, que nada mais é do que a vontade incontrolável de acender um cigarro. Mas o que usar para matar a vontade de fumar?

Os primeiros dias sem o tabaco podem ser os mais difíceis, pois você passará pelo processo de abstinência de nicotina. Mas a boa notícia é que existem diversas técnicas que podem te ajudar a superar essa fase com maior facilidade. Quer saber quais? Continue a leitura!


Por que temos vontade de fumar?


O cigarro é composto por inúmeras substâncias prejudiciais à saúde, sendo a nicotina uma das principais. Ela também é a droga responsável por causar a dependência.

A inalação contínua da nicotina faz com que o organismo se adapte e precise de doses cada vez maiores para obter os efeitos iniciais de bem-estar. Por isso, com o passar do tempo o fumante sente a necessidade de fumar mais cigarros em busca da sensação de prazer.

Quando uma pessoa decide parar de fumar, ela também para de inalar a nicotina. Isso gera um processo chamado de abstinência, que provoca inúmeros efeitos no corpo, incluindo a vontade incontrolável de fumar.


Quanto tempo dura a fissura (vontade de fumar)?


A vontade de fumar pode persistir por longos meses após a cessação do tabagismo. No entanto, a fissura é passageira, durando em torno de 2 a 10 minutos.

Isso significa que você precisa ser forte e resistir por um curto período (que pode parecer eterno para quem está largando de fumar). Pensando nisso, nós vamos te contar algumas coisas que você pode fazer para superar esse intervalo.


11 coisas que vão aliviar a vontade de fumar


1. Escovar os dentes: muitos fumantes costumam acender um cigarro logo após as refeições. Por isso, escovar os dentes pode ser uma boa maneira de evitar a tentação.


2. Beber água gelada: A hidratação ajuda a eliminar as toxinas do cigarro do seu organismo, além de “enganar a fissura”. O ideal é beber vários copos de água ao longo do dia. Toda vez que der vontade de fumar, tome água.


3. Comer uma fruta: Um estudo descobriu que fumantes que consomem muitas frutas e vegetais têm três vezes mais chances de largar o tabagismo.


4. Chupar bala: O doce pode ser uma ótima forma de driblar a vontade de fumar.


5. Mascar chiclete: Tenha sempre um chiclete na bolsa e mastigue ele até que a fissura passe, por 10 minutos mais ou menos.


6. Chupar gelo: O gelo é para aqueles momentos em que bate a vontade de fumar, mas você não possui nenhuma bala ou chiclete. Fazer sucos e congelar nas forminhas de gelo também pode ser uma alternativa.


7. Mastigar palitos de vegetais crus: Quando o fumante larga o cigarro, é normal que no início fique mais ansioso. Por isso, ter sempre pronto lanches saudáveis evita que a ansiedade seja descontada em carboidratos. Além disso, comer vegetais é uma excelente maneira de passar o tempo da fissura.


8. Comer tomate: Algumas pessoas relatam que o aroma do tomate reduz a vontade de fumar. Como é algo saudável e de fácil acesso, não custa tentar né?


9. Consumir laticínios: Uma pesquisa revelou que o consumo de leite e seus derivados reduzem o sabor do cigarro. Isso pode fazer com que você desista de fumar após a primeira tragada, no caso de ter uma recaída.


10. Invista no óleo de linhaça: As sementes de linhaça ajudam a aumentar a serotonina no organismo, que atua no controle da ansiedade. Isso vai contribuir para o autocontrole durante a fase de abstinência.


11. Pratique atividades físicas: Os exercícios, além de controlarem o ganho de peso, também liberam serotonina e endorfina, que aliviam a ansiedade e promovem sensação de bem-estar.


Elimine gatilhos para não ter mais vontade de fumar


A melhor forma de evitar a vontade de fumar é eliminar todos os gatilhos que te fazem ter desejo de acender um cigarro.

Esteja ciente de que para parar de fumar, você precisa fazer algumas mudanças na sua rotina, que vão variar de acordo com os seus hábitos. Cada pessoa tem algo em específico que ativa a vontade de fumar, mas existem umas recomendações comuns a todos:

· Jogue fora todos os cinzeiros da casa;

· Mude o seu trajeto para evitar passar pelos locais onde você compra cigarro;

· Avise seus amigos e familiares sobre a sua decisão de parar de fumar, peça para que eles não te ofereçam mais cigarros;

· Se você costuma fumar após consumir bebidas alcoólicas, evite o álcool;

· Está acostumado a fumar enquanto dirige? Então tire todos os cigarros do carro;

· Se o café é a sua companhia perfeita para fumar um cigarro, evite a ingestão da bebida;

· Frequente lugares onde é proibido fumar;

· Evite situações estressantes se você usa o cigarro como uma forma de escape.


Medicamentos para não ter vontade de fumar


Existem medicamentos que ajudam a reduzir a vontade de fumar, bem como outros sintomas que podem surgir após largar o cigarro, por conta da abstinência.

Alguns desses remédios possuem nicotina em sua composição, e outros não. Porém, é preciso mencionar que embora cortem o desejo do tabaco, a maioria deles provoca efeitos colaterais indesejados.

Além disso, é essencial alertar que qualquer medicamento para parar de fumar deve ser tomado com prescrição médica. A automedicação é perigosa e pode prejudicar a sua saúde.

Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte um especialista para ter certeza de que não colocará sua saúde em risco.


Por fim, lembre-se que a recaída não é sinal de fracasso. A maioria dos ex-fumantes passaram por isso um dia, pois faz parte do processo.

Se você quiser controlar a fissura causada pela abstinência de forma mais leve, em conjunto com pessoas que estão na mesma situação, baixe o aplicativo e inicie já uma das nossas jornadas.

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo