É possível ficar bêbado comendo comidas feitas com álcool?

Imagine a seguinte situação: Você é o motorista da rodada e, portanto, prometeu que não iria beber nada com álcool naquela reunião com os amigos. Acontece que o prato principal é Carne na Cerveja, e a sobremesa é Sagu de Vinho.

E agora? Será que as comidas feitas com álcool são capazes de deixar bêbado?

E caso você seja parado em uma blitz da Lei Seca, pode ficar encrencado por causa disso?

Descubra as respostas para essas perguntas no post de hoje!


Por que o álcool é utilizado na culinária?

Primeiramente, vamos explicar por qual motivo as pessoas inserem as bebidas alcoólicas no preparo dos alimentos. Cada tipo de bebida é adicionado por uma razão específica, veja abaixo:

· Vinho: Utilizado para dar mais acidez ao prato.

· Cachaça: Para conferir um sabor mais adocicado.

· Conhaque: É bastante utilizado para flambar. Vamos comentar mais sobre a flambagem adiante.

· Cerveja: É utilizada na culinária para deixar as carnes mais macias. Para quem gosta de tomar uma cervejinha, o gosto fica bastante agradável.

· Whisky: É usado como substituto do Conhaque, porém deve ser usado com mais cautela no preparo de alimentos, já que deixa um gosto intenso de álcool.


O álcool evapora no cozimento?

Por mais incrível que pareça, sim, é possível ficar embriagado por comer alimentos feitos com álcool. Principalmente se você é mais sensível a substância e estiver de estômago vazio.

A crença de que o álcool evapora durante o cozimento não é completamente verdade. De fato, uma pequena parte é eliminada, mas muito menos do que você pode imaginar.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association, adicionar álcool a um líquido quente por um curto período de tempo antes de servir poderia deixar até 85% do álcool no prato acabado.

Alimentos cozidos com álcool podem apresentar pouco teor alcoólico, mas que são suficientes para que você fique bêbado após algumas porções exageradas. Sendo assim, evite dar alimentos feitos com álcool para crianças.

Além disso, se você não pode consumir qualquer quantidade de álcool, seja por gravidez, problemas de saúde ou alcoolismo, é melhor evitar esse tipo de comida.


E as comidas flambadas?

A flambagem é uma técnica bastante popular e utilizada no mundo gastronômico. Basicamente, um alimento flambado recebe uma dose de álcool, é aquecido e posteriormente entra em combustão.

Essa técnica culinária pode ser utilizada em diversos tipos de pratos, sejam eles doces ou salgados. Em alguns restaurantes a flambagem é uma espécie de “diferencial”, atraindo diversas pessoas que adoram ver o show do prato em chamas.

O que faz o alimento “pegar fogo” é o vapor emitido pelo álcool aquecido, e isso reduz a concentração de álcool do prato – mas não elimina completamente.

De acordo com a Universidade Estadual de Washington, 75% do álcool usado para a flambagem permanece na comida.

Isso acontece porque as chamas utilizadas para flambar se apagam rapidamente, e o álcool queima por um curto período, o que não é suficiente para eliminar todo o teor alcoólico do prato.


Qual o teor alcoólico dos alimentos à base de álcool?

O teor alcoólico de cada alimento vai depender do tipo de bebida que for adicionado a ele. Por exemplo, há alguns pratos que levam vinho, licor, cerveja, champanhe e outras bebidas.

Sendo assim, a quantidade de álcool presente na comida vai variar de acordo com o teor alcoólico de cada bebida, a forma de preparo e seu tempo de cozimento.

Para que você possa ter uma noção, confira a tabela abaixo que preparamos com a quantidade média de álcool que possui cada tipo de bebida:

Bebida - Teor alcoólico

Cachaça - 38% a 48%

Cerveja - 5% a 16%

Vinho - 8,5% a 14%

Espumante - 11%

Saquê - 16%

Vodca - 13% a 40%

Tequila - 27%

Whisky - 40% a 75%


Os alimentos com álcool podem ser detectados no teste do bafômetro?

Sim, é possível que o teste do bafômetro acuse positivo para álcool após você ingerir alimentos que contenham a substância.

Você pode ter um nível alto de álcool no sangue se essa for a sua primeira refeição. Por exemplo, você acordou e não tomou café, pulou direto para o almoço e este era feito com álcool.

Graham Lawton, decidiu fazer uma experiência consigo mesmo para descobrir de fato se era possível ficar bêbado comendo comidas à base de álcool. Em um vídeo, ele come vários pratos, feitos com bebidas alcoólicas.

Depois de cada prato, ele usa um bafômetro portátil para medir seu teor de álcool no sangue. E por mais incrível que pareça o aparelho detectou níveis elevados da substância, acima do permitido para dirigir legalmente nos EUA.

É certo que você não vai ficar bêbado ao comer um simples bombom de licor, por exemplo. Mas a possibilidade embriagues existe em casos de consumo de grandes quantidades da substância por meio de alimentos.

Em alguns casos, como o do bombom, você pode pedir para repetir o teste depois de 20 minutos e enxaguar a sua boca com água. Isso deve evitar que o resultado dê novamente positivo.


Como substituir o álcool no preparo de alimentos?

Se você não quer correr riscos com o preparo da sua refeição ou sobremesa, talvez seja melhor substituir o álcool por outro ingrediente.

A primeira solução é optar pelas bebidas semelhantes, porém sem álcool em sua composição. Por exemplo: cerveja sem álcool, vinho sem álcool, espumante sem álcool e outros.

Outra opção é usar os aromatizantes com sabor idêntico ao natural no preparo dos seus alimentos, como os aromas de Amarula e licor de morango.

No lugar do Amaretto é possível usar extrato de Amêndoa. Para o licor de framboesa podemos utilizar o xarope da fruta.

Enfim, são inúmeras as possibilidades. Basta apenas usar a criatividade para encontrar os substitutos perfeitos para cada prato.

Conclusões:

Com base no que foi apresentado neste artigo, podemos concluir que sim, as comidas feitas com álcool são capazes de te deixar bêbado e causar complicação nos testes do bafômetro se forem consumidas em grande quantidade. Apesar disso, é muito difícil que isso realmente aconteça.

Fontes:

· Can Food Cooked With Alcohol Make You Drunk? (businessinsider.com)

· BBC Two - Trust Me, I'm a Doctor, Series 8, Episode 1 - Can you get drunk on boozy food?

· Can You Get Drunk Off of Cooked Alcohol? | eHow


A Dei um Tempo tem um método inovador para quem quer ressignificar a sua relação com o álcool. Para saber mais click aqui!!

673 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo